Destaques

Prefeito Dartagnan explica situação da Vila Almeida

Principalmente com respeito às multas aplicadas no trecho da Rodovia e o deslizamento ocorrido

Redação Tribuna

No início desta semana o prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz fez importante declaração e esclarecimento à sociedade ribeiro-pinhalense com relação ao trecho da Rodovia que liga à Vila Almeida e que foi afetado por deslizamento de terra, que por sinal, têm sido constantes. Ele disse que “os nossos esforços em prol da segurança viária, especialmente neste trecho afetado têm sido intensos e reconhecemos os perigos enfrentados por quem trafega por essa vida e temos agido em conformidade com a responsabilidade que nos cabe”.

Quanto ao fato do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) dar o apoio necessário para tranquilizar a sociedade em geral, principalmente quem passa pela região, o prefeito enfatizou que “o DER tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, coletando dados de tráfego e promovendo a conscientização dos condutores sobre os riscos associados à alta velocidade e à falta de acostamento. Essas ações visam, primordialmente, resguardar a segurança de todos os que utilizam essa rota, pedestres e motoristas”.

Só que um fato tem chamado a atenção da população e, automaticamente, causado revolta pela cidade, às vezes culminando com comentários que não condizem com a verdade ou deixam muitas interrogações no ar. Fato este que levou o prefeito a esclarecer que “em alguns casos isolados, foram aplicadas multas a veículos que desrespeitaram a sinalização ou que transitaram em alta velocidade nesse trecho. Essas medidas foram tomadas em resposta às diretrizes estabelecidas pelo Ministério Público, com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos”.

Dartagnan ainda informou que “desde o ano passado, mantenho um diálogo constante com o DER, instando-os a priorizar as obras necessárias para resolver os problemas enfrentados nessa via”, mas, infelizmente, ainda persiste o problema, aumentando reclamações por parte de moradores e de motoristas que passam pelo local, que tem transferido o problema para a Prefeitura, dizendo que ela multa, que ela tem que resolver o problema do deslizamento, enfim, quando na realidade, a prefeitura de Ribeirão do Pinhal também tem sido vítima da situação.

Tanto é que o prefeito Dartagnan Fraiz ainda fez uma breve declaração deixando bem esclarecido de quem é a responsabilidade para com o trecho de deslizamento e as relacionada à aplicação das multas. “Sobre um assunto que está em pauta na cidade, com comentários sobre o deslizamento de terra e possíveis multas. Estou aqui para esclarecer. Aquela vida é Estadual, a responsabilidade de arrumar a vida é do Governo do Estado e propriamente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Desde que aconteceu o ocorrido, nós estamos cobrando do DER e automaticamente do próprio Governo do Estado para que agilize a solução. Porém, está demorando. Mesmo assim estamos permanentemente cobrando. Vamos cobrar de novo, vamos exigir de novo. Estamos usando a força de nossos dep8utados. Deixando bem claro que a decisão de multar ou não é do Governo do Estado e próprio do DER. O município não tem qualquer responsabilidade sobre aquele fato, muito menos sobre possíveis multas. O que temos é exigindo, brigado, pedindo que os responsáveis realmente se importem conosco e façam a parte deles, que é arrumar aquele setor e está colocando em risco à vida de nossos cidadãos. A parte do município nós temos feito, entre elas, hoje os alunos das vilas que antes passavam ali a pé, hoje estão vindo de ônibus para a escola, que é para diminuir o risco. Mas, mesmo assim o risco existe, ele é eminente. E se acontecer alguma coisa ali a responsabilidade é total e plenamente do DER e do Governo do Estado. Então vamos de novos, exigir, brigar, pedir, pressionar. Mas eu quero deixar bem claro à população de Ribeirão do Pinhal. A nossa parte nós estamos fazendo e a responsabilidade não é nossa. Eu não me furto daquilo que sou responsável, mas não posso assumir daquilo que não sou responsável na qualidade de Prefeito. Eu quero que vocês entendam, que vocês me apoiem, que vocês me ajudem, não com fake news, não com mentiras, não com boatos, mas sim, com atitudes. Estaremos juntos sempre em prol de nossa comunidade”.

Botão Voltar ao topo