Com a arrecadação, mais de 18.500 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Paraná serão beneficiados na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática
Assessoria
Com o objetivo de auxiliar na melhoria da Educação Pública do Brasil, milhares de pais e responsáveis dos colégios da Rede Positivo, localizados no Paraná e em Santa Catarina, se uniram na arrecadação de recursos para ampliar a aprendizagem dos alunos das redes municipais, em Língua Portuguesa e Matemática. A ação foi feita por meio das mensalidades escolares. A iniciativa foi tão bem recebida pelos responsáveis dos alunos que resultou na arrecadação de R$ 442.155,47, em 2023. Esse valor representa quase o dobro do que foi recebido no ano de 2022.
Com o aporte financeiro, os recursos arrecadados este ano estão sendo destinados ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Litoral Paranaense, modelo de Regime de colaboração Intermunicipal que une municípios de pequeno e médio portes para trabalharem em cooperação a favor da melhoria da qualidade da Educação Pública da região. “A cada nova edição, observamos um aumento no engajamento, o que reafirma que estamos no caminho certo, promovendo a colaboração entre diversos setores da sociedade. Somos gratos pela confiança de inúmeros pais e responsáveis do Colégio Positivo”, declara a diretora do Instituto Positivo (IP), Eliziane Gorniak.
A arrecadação é um complemento ao investimento que o IP já faz na região, e vai auxiliar na aprendizagem de 18.541 estudantes, distribuídos em 167 Centros Municipais de Educação e Escolas Municipais de Ensino Básico, que envolvem mais de 1.500 profissionais da educação, entre diretores, coordenadores e professores.
Para o diretor executivo da Rede de Colégios Positivo, Celso Hartmann, a campanha é o exemplo prático de uns dos valores do Grupo Positivo, o “progresso”. “Temos como objetivo formar cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, e sem educação de qualidade não há melhoria”, afirma.
O projeto
Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense abrange sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para a melhoria da Educação do território. Um diagnóstico inicial levou secretários e técnicos da área a definir como meta principal o desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo é um apoiador-chave do ADE, oferecendo orientação técnica para os professores por meio dessa iniciativa.
Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.