Colação de grau aconteceu na quinta-feira em Jacarezinho
Da Redação
O Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou na noite de quinta-feira, dia 14, nas dependências do Conjunto de Amadores de Teatro (CAT), localizado na Avenida Getúlio Vargas, a Colação de Grau dos Alunos formandos dos cursos Técnicos Integrados, de Graduação, Técnico Subsequente e de Especialização.
O evento festivo foi oficialmente aberto pelo Reitor da Instituição, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, por volta das 19h50min, contando com a presença de grande número de familiares e amigos dos formandos dos Cursos: Técnico em Alimentos, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Teatro, Licenciatura em Química, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Educação, Sociedade e Tecnologia.
O Campus Jacarezinho do IFPR iniciou suas atividades em maio de 2010 com os Cursos Subsequentes de Alimentos, Informática e Eletromecânica. No ano seguinte, iniciou os Cursos Integrados e contava apenas com a infraestrutura do Bloco Didático 2. Atualmente, o Campus conta com um Bloco Administrativo, dois Blocos Didáticos e outro de Laboratórios.
Na abertura da noite de formatura os presentes acompanharam e cantaram o Hino Nacional Brasileiro e como se pede, nenhuma palma foi notada ao término, porém, permeia a dúvida se deve ou não bater palmas após o Hino. O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971. No referido dispositivo legal não há explicitamente informação sobre obrigatoriedade ou proibição das palmas após a execução do Hino. Os aplausos, especificamente durante os governos militares, foram tratados pelo protocolo brasileiro como atitude imprópria e não recomendada, porém, ainda hoje, continua este dilema, aplaudir ou não.