O deputado federal Zeca Dirceu (PT) confirmou que Cambé está entre as cinco cidades paranaenses anunciadas nesta terça-feira, 12, pelo Ministério da Educação (MEC) para receber os novos campus do Instituto Federal da Educação (IFPR). O MEC selecionou ainda Maringá, Cianorte, Araucária e Toledo. “Fiquei muito feliz em ver Cambé nesta primeira lista de cidades selecionadas. A educação é a área que mais atuo em Brasília. Tenho certeza que o IFPR será muito importante para Cambé e região”, disse o deputado, titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.
De acordo com a prefeitura do município de Cambé, o Instituto Federal será abrigado no antigo prédio do SESI.
Atualmente, segundo Zeca Dirceu, o estado conta com 20 campus do Instituto Federal do Paraná que atendem 29 cidades, com mais de 29 mil estudantes matriculados em 310 cursos.
Empenho
Nos últimos meses, o deputado se reuniu várias vezes com o ministro Camilo Santana (Educação) e com técnicos do MEC, onde destacou a importância da implantação do IFPR em Maringá e mais outras 19 cidades do Paraná. “A proposta do presidente Lula é criar cerca de 100 novos institutos federais”, explicou.
Zeca Dirceu também se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. Além da expansão das unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, o deputado também solicitou a autonomia dos seis campus classificados como avançados no Paraná.
“A criação e a emancipação dos campi garantem maior investimento na educação do interior do Paraná, uma demanda dos profissionais da educação e dos estudantes que lutamos para conseguir e agora já garantimos”, reiterou.
Zeca Dirceu reafirmou que está trabalhando para que o município de Alvorada do Sul seja contemplado com um Campus do IFPR na segunda etapa de implantação dos demais campis.