Educação

Escolas Municipais paranaenses poderão ter o ensino de Inglês na grade de estudos

Intenção de implantação começou a ser discutida na Alep pela Frente Parlamentar da Primeira Infância

Da Redação/AEN

A Frente Parlamentar da Primeira Infância, instalada na última segunda-feira, dia 11, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante a realização da primeira reunião, inicia sua agenda de trabalho de forma ativa. A coordenadora do grupo, deputada Maria Victoria (PP), anunciou que uma das principais pautas da Frente é a luta pela ampliação do ensino da língua inglesa na rede pública de Educação.

A deputada explicou que uma das primeiras missões da Frente Parlamentar é fazer a ponte entre os entes políticos para a implantação e ampliação do ensino do inglês na rede pública. “Temos aqui a presença do Consul do Reino Unido, já que estamos trabalhando com a possibilidade de levar o inglês para as escolas municipais. Já temos nas escolas estaduais. Nosso grande desafio é fazer com que isso chegue aos municípios. Nós queremos unir forças do Legislativo, do Executivo e do Consulado para que possamos fazer com que o inglês finalmente seja realidade nas escolas municipais”, explicou.

A deputada Maria Victoria lembrou que é na primeira infância o período em que o cérebro da criança se desenvolve mais rapidamente, criando as bases para toda a evolução, tanto física, quanto cognitiva, emocional e social. “É justamente nessa fase em que precisamos fazer investimentos para que as crianças em escolas públicas tenham as mesmas oportunidades das crianças nas escolas privadas”, pontuou.

O cônsul do Reino Unido, Adam Patterson, explicou a atuação do Programa UK Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do governo britânica que tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino de inglês nas escolas públicas do Brasil. O Paraná é um dos cinco estados onde a iniciativa está sendo implementada, ao lado do Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. O programa atua na produção de materiais didáticos e na formação dos educadores das redes públicas.

O evento contou com a participação de prefeitos, secretários municipais e lideranças de diversas regiões do Estado.

Botão Voltar ao topo