Sistema desenvolvido pela Celepar foi gradualmente implementado pelo governo estadual nos últimos anos
Da Redação com AEN
Este ano, a rede estadual de ensino registrou 908 mil matrículas realizadas de forma online, por meio de um sistema desenvolvido pela Celepar. Esse método, gradualmente implementado nos últimos anos, permite não só a admissão de novos alunos, vindos de instituições particulares ou de outros estados, mas também a transição de estudantes das redes municipais para a estadual, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio.
Após a inscrição online, os pais devem confirmar a matrícula através da Área do Aluno, portal também desenvolvido pela Celepar. Caso desejem escolher uma instituição diferente da sugerida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), têm a opção de selecionar de um a três colégios de preferência.
Segundo Suciane Rota Moreira, analista da Celepar, a Seed define as escolas com base no fluxo de matrículas ou geolocalização. O fluxo é quando um colégio estadual recebe todos os alunos de uma mesma escola municipal que concluíram o 5º ano. Já as escolas por geolocalização priorizam alunos próximos.
Além das matrículas online, a Celepar continuará apoiando a educação, fornecendo conectividade às 2,1 mil escolas estaduais e oferecendo soluções para professores, estudantes e pais. Entre elas: Escola Paraná: Aplicativo para acompanhamento da vida escolar dos estudantes; Registro de Classe Online (RCO): Plataforma para registro de frequência e notas dos estudantes; Chamada Inteligente: Solução de reconhecimento facial para agilizar chamadas nas salas de aula; H-SEED: Integração do setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, auxiliando na distribuição de demandas aos professores e demais funcionários.
Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressalta o papel da tecnologia na educação, não só para facilitar processos como a matrícula, mas também para promover uma aprendizagem mais interativa e permitir que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos de forma prática. A adoção da tecnologia na educação é vista como essencial para preparar os alunos com as habilidades necessárias para o futuro.