Agronegócios

Programa paranaense impulsiona geração de energia renovável no campo

Uso de energia renovável em áreas rurais no Paraná vira exemplo internacional – Foto: IDR-Paraná

Da Redação com AEN

O programa RenovaPR, do Governo do Paraná, apoia a instalação de sistemas de energia renovável em propriedades rurais. Até janeiro de 2024, o programa já viabilizou 7,6 mil projetos no valor de R$ 1,3 bilhão.

A geração de energia renovável traz economia para os agricultores, melhora a competitividade dos produtos paranaenses e possibilita uma produção mais sustentável.

O Oeste do Paraná é a região com mais projetos aprovados pelo RenovaPR. A região se destaca por suas altas temperaturas, expressiva produção de proteínas animais e industrialização.

O RenovaPR foi tema de uma conferência internacional nos Estados Unidos, onde foi apresentado como uma referência em geração de energia renovável no meio rural.

O casal Maria e Emílio Angst, de Toledo, é um exemplo de sucesso do programa. Com a instalação de um biodigestor, eles ampliaram a capacidade de produção de suínos de 1,7 mil para 7,8 mil porcos.

Outro produtor beneficiado pelo RenovaPR é Paulo Schwabe, de Santa Helena. Ele instalou um biodigestor em sua propriedade de 13 hectares. O biodigestor produz energia limpa e biofertilizantes, que ajudam a melhorar a qualidade das pastagens.

O RenovaPR também está inspirando iniciativas locais para fomento da energia renovável. Em Santa Helena, a prefeitura criou um programa que paga os juros de financiamento para o desenvolvimento rural, como sistemas fotovoltaicos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!