Economia

Vendas de supermercados crescem 3,09% em 2023

Em dezembro, as vendas do setor tiveram alta de 10,73% em comparação com o mesmo mês do ano anterior – Foto: Valter Campanato/AGr

Da Redação

As vendas de supermercados registraram crescimento de 3,09% em 2023 na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado nesta quarta-feira (24). O resultado, que ficou dentro da expectativa da entidade, foi impulsionado pela queda no desemprego, pelos programas sociais e pela menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio.

Em dezembro, as vendas do setor tiveram alta de 10,73% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado foi o melhor para o mês desde 2019.

“A menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio na comparação com o consumo fora do lar foi um fator essencial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano”, destacou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores, enquanto o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve ajudar a impulsionar as compras nos próximos meses.

“O cenário macroeconômico sinaliza para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas e ondas de calor e a demanda internacional de alimentos”, afirma o vice-presidente da associação.

Há ainda o efeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que deve, segundo a Abras, destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores.

A expectativa da Abras é que o crescimento do consumo de alimentos continue em 2024, impulsionado pela retomada da economia e pelo aumento da renda das famílias.

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