Paraná receberá nova remessa de vacinas, mas sem data definida pelo MS

101 municípios do Estado serão beneficiados com doses contra a Dengue

Redação Tribuna

Grande parte da população paranaense jovem e adulta que não se encaixa nos grupos prioritários ainda terá que ter mais paciência, se cuidar e torcer para não ser picada pelo mosquito Aedes Aegypti porque o Ministério da Saúde (MS) anunciou na quinta-feira, dia 25, que o Paraná receberá 166.740 doses da vacina contra a Dengue ampliando o sistema de distribuição para atender 101 municípios do Estado localizados nas abrangências da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (sete municípios serão atendidos), 10ª RS de Cascavel (25 municípios), 12ª RS de Umuarama (21 municípios), 15ª RS de Maringá (30 municípios) e 20ª RS de Toledo, para atender 18 municípios, sendo que o público alvo para esta iniciativa ainda é de 10 a 14 anos de idade.

A informação consta na Nota Técnica nº 47/2024 do MS e, esta remessa é apenas a 3ª enviada ao Paraná até o momento. O Estado recebeu 41.754 vacinas da Qdenga produzidos pela farmacêutica Takeda. O Paraná soma até o momento 148 municípios contemplados com a vacina, o que representa somente cerca de 37% do Estado. Enquanto isso vem aumentando significativamente os números de pessoas contaminadas e óbitos pelo Estado. O último Boletim da Dengue, por exemplo, divulgado na terça-feira, dia 23, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registrou 519.252 notificações, sendo 260.517 casos confirmados e 171 óbitos no Paraná.

O Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto foi taxativo: “O combate à Dengue no Paraná é feito diariamente com o apoio dos municípios e da população, e agora recebemos a confirmação desta ampliação da vacina para mais municípios do Estado. Ainda aguardamos a confirmação da data da chegada destes imunizantes”, ou seja, só foi feito o anúncio pelo Ministério da Saúde, mas as doses deverão levar alguns dias para chegar aos municípios paranaenses.

 

Botão Voltar ao topo