Geral

Japira passa integrar Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Assessoria

A cidade de Japira, no Norte Pioneiro, vai assinar a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que já conta com 214 municípios paranaenses integrados ao Sisan em um esforço conjunto das prefeituras, estados e governo federal. O país tem 572 cidades aderidas e o Paraná lidera as adesões. Junto com Japira também vão aderir ao sistema nacional, os municípios de Primeiro de Maio e Verê.

“Japira é um município com forte presença da agricultura familiar, principal responsável de programas de segurança alimentar como o Compra Direta, Coopera Paraná e o Leite das Crianças em nível estadual e os programas federais como o Pronaf, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), representante da cidade na Assembleia Legislativa junto ao governo federal.

A adesão de Japira, Primeiro de Maio e Verê faz parte da programação da Semana Estadual de Conscientização sobre o Desperdício de Alimentos e do Dia Mundial de Alimentação, celebrado nesta segunda-feira, 16, que neste ano tem como tema “Cuidar da água, cultivar um futuro sustentável”. “Os produtores da agricultura são os que mais preservam o meio ambiente, protegem as nascentes e produzem alimentos saudáveis, de qualidade, e cada vez mais orgânicos, sem defensivos agrícolas”, observa Romanelli.

Segundo nota da Agência Estadual de Notícias, o Paraná implantou um programa de proteção de nascentes que prevê a revitalização de pelo menos três fontes de cada município paranaense, preservando entre 30 mil e 35 mil minas d’água até 2026.

Na Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional coordena as ações do setor e desenvolve os programas como o Leite das Crianças, Compra Direta, Restaurantes Populares, Cozinhas e Panificadoras Comunitárias, Hortas Urbanas e Periurbanas e outros equipamentos como banco de alimentos, feiras, centrais públicas para gêneros da agricultura familiar. “O Programa Compra Direta está na sua quarta edição e complementa a alimentação para 365 mil pessoas de todos os municípios do Paraná”, disse Romanelli.

Botão Voltar ao topo