Destaques

C. Procópio avança 366 posições do ranking de usuários do Bolsa Família

Assistência Social

Os agentes comunitários de saúde foram em busca dessas pessoas que estavam fora do sistema e sem atendimento do município. Dos 3.088 usuários do Bolsa Família, mais de 500 não estavam registrados

Dep. Comunicação

Cornélio Procópio subiu 366 posições no Ranking de Acompanhamento de Condicionalidades de Saúde dos Usuários do Bolsa Família, passando da 377ª para a 11ª posição no primeiro quadrimestre de 2025. Segundo Janaina de Fátima Pomin Macêdo, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Saúde implementou uma estratégia em parceria com a Secretaria de Assistência Social, focada na busca ativa para incluir usuários que não estavam vinculados aos serviços de saúde.

Fora do sistema

Os agentes comunitários de saúde foram em busca dessas pessoas que estavam fora do sistema e sem atendimento do município. Dos 3.088 usuários do Bolsa Família, mais de 500 não estavam registrados, ou seja, a saúde atendia apenas 66% dos beneficiários. Concluímos o quadrimestre com 2.737 usuários integrados ao sistema. Atualmente, 88% dos usuários recebem cobertura de saúde”, explicou Janaina Macêdo.

Atualização

A localização e inclusão de 237 usuários atualizou a situação vacinal de muitas pessoas que estavam fora do sistema, a maioria crianças e gestantes. As condicionalidades de saúde incluem: cumprimento do calendário nacional de vacinação; acompanhamento do estado nutricional para beneficiários com até 7 anos incompletos; e realização de pré-natal para gestantes.

O acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família visa garantir o acesso das famílias beneficiárias aos serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, promovendo assim uma maior proteção social.

Botão Voltar ao topo