Geral

S.A.PLATINA – Prefeitura e Associação Francisco Pró-Vida iniciam tratativas para nova Casa de Apoio

Luiz Guilherme Bannwart

Na tarde de quinta-feira (28), o prefeito José da Silva Coelho Neto, o professor Zezão, recebeu em seu gabinete à diretoria da Associação Francisco Pró-Vida, que administra a Casa de Apoio Mães do Hospital Regional. O encontro marcou o início das tratativas para a construção de uma nova casa de apoio na cidade.

A Casa de Apoio Mães do Hospital Regional funciona na rua Aldo Claro de Oliveira, nº 272, Jardim Monte Verde, nas proximidades do Hospital Regional do Norte Pioneiro, e tem desempenhado um papel fundamental na comunidade desde sua fundação em 1º de julho de 2018. Ao longo dos anos, a casa de apoio acolheu mais de 330 mães de 22 municípios na região do norte pioneiro, bem como de outros Estados.

Seu objetivo é oferecer abrigo e assistência às mães cujos filhos estão internados na UTI Neonatal do Hospital Regional, proporcionando-lhes um lugar seguro e confortável para permanecerem durante o período de tratamento de seus bebês. Com capacidade para atender até 10 mães, coincidindo com a capacidade da UTI Neonatal, a casa de apoio garante que essas mães recebam cinco refeições diárias e tenham à disposição serviços de lavanderia, tudo sem custos.

A necessidade da casa de apoio surgiu devido à falta de alojamentos funcionais para as mães que têm seus bebes internados na UTI Neonatal. Em 2018, por meio de uma iniciativa da Igreja Católica, representada pelo Diácono João Batista e pelos Padres Rosinei Toniette, Rubens, Osvaldo e Marcos Paulo, o projeto foi idealizado e, anos depois, consolidado em Santo Antônio da Platina.

Durante a reunião, o prefeito Zezão destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Francisco Pró-Vida e se comprometeu a conduzir um estudo para avaliar a previsão da construção de uma nova casa de apoio no município. O objetivo é melhorar e até mesmo ampliar o atendimento à população que necessita desse tipo de apoio.

Além disso, a Prefeitura de Santo Antônio da Platina já realiza um repasse mensal para a casa de apoio, auxiliando nas despesas administrativas da entidade. Outras prefeituras, como Joaquim Távora, Guapirama e Siqueira Campos, também contribuem com repasses financeiros para a associação.

Participaram da reunião o diácono João Batista, presidente da Associação Francisco Pró-Vida, o advogado Jéfoni Nogari, a colaboradora Fátima Navarro, responsável pela administração da casa, e Maria Augusta Vila Nova.

Colaboração

A Associação Francisco Pró-Vida pede a colaboração da comunidade para manter seu importante trabalho. As doações podem ser feitas via PIX, utilizando o CNPJ nº 07 522 908 0001 04.

Botão Voltar ao topo