Medida, a princípio em caráter provisório, passa a valer a partir de 1º de setembro e suspende atendimentos presenciais em Jacarezinho, Ibaiti e Cornélio Procópio

Da Redação
A Receita Federal formalizou a suspensão temporária dos atendimentos presenciais nas agências de Jacarezinho, Ibaiti e Cornélio Procópio a partir desta sexta-feira (1º), confirmando assim uma situação que já desenhava há bastante tempo.
A medida foi publicada no Diário Oficinal da União desta quarta-feira (30) e tem como justificativa a “redução no quadro de servidores nos últimos anos, as dificuldades enfrentadas na reposição de servidores e uma constante redução no número de atendimentos presenciais, na unidade”.
A suspensão dos atendimentos nas três agências encerra, ainda que temporariamente, segundo a publicação, as possibilidades de atendimento presencial da Receita Federal em praticamente toda a região do Norte Pioneiro.
Isso porque com a suspensão dos serviços em Jacarezinho, Ibaiti e Cornélio Procópio, as atribuições e competências das agências agora serão transferidas para a Delegacia da Receita Federal localizada em Londrina.
Desta forma, o atendimento dos contribuintes dos municípios de Jacarezinho, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Arapoti, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Jaboti, Japira, Pinhalão, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Sapopema, Sengés, Siqueira Campos, Tomazina, Ventania, Wenceslau Braz, Cornélio Procópio, Abatiá, Bandeirantes, Congonhinhas, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, Sertaneja e Uraí se dará na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Londrina e nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV) instalados nos municípios jurisdicionados.
REGIÃO MOBILIZADA
Segundo levantamento da Tribuna do Vale junto a lideranças da região, já há uma mobilização junto a deputados federais como Pedro Lupion e Zeca Dirceu, que possuem fortes vínculos com o Norte Pioneiro, para buscar uma solução junto ao governo federal para que as agências voltem a ter atendimento presencial.
Embora o atendimento virtual seja uma tendência irreversível, a suspensão das atividades das agências na região é vista como prejuízo ao Norte Pioneiro, que no momento está desassistido, presencialmente falando, pela Receita Federal.
Segundo o apurado até o momento, haverá esforços para que ao menos uma dessas três agências hoje com trabalhos suspensos possa voltar a ter atendimento presencial e ser um ponto de referência para toda a região.