Geral

Jovem é prioridade no desenvolvimento do Norte Pioneiro, aponta Romanelli

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 21, que diversas instituições voltaram suas ações aos municípios do Norte Pioneiro com foco no desenvolvimento regional através da inovação e na ampliação da matriz econômica da agropecuária. “Participo de vários encontros e reuniões e os debates e as demandas convergem na forma de um crescimento integrado e sustentável, priorizando a formação dos jovens e as oportunidades para permanência na região”, destacou.

Nas últimas  semanas, Romanelli participou na região das audiências do PPA, da rede 399, do Paraná Produtivo, da sessão especial da Assembleia e dos encontros de lideranças promovidos pelo Sebrae. “Nos encontros, definimos as prioridades e investimentos necessários para os próximos anos. Isso através e com a participação da Amunorpi, Amunop, Sebrae, Uenp, Instituto Federal de Educação, UTFPR, Faep, Senai, Senac, prefeituras, associações comerciais e industriais e de outras entidades de classe, do setor produtivo e da sociedade civil organizada”, disse.

“Hoje, a mesorregião já oferece um planejamento estratégico de todo o ecossistema do Norte Pioneiro. São mais de 30 instituições na governança de 480 ações para os próximos anos focadas no desenvolvimento regional, através da inovação, tecnologia de informação, da agropecuária do pequeno, médio e grande produtor. E o principal objetivo é a permanência do jovem na região”, destacou o deputado.

A prioridade pelos jovens, segundo o deputado, se revela importante para evitar os vazios demográficos já detectados pelo Censo de 2022 na maior parte dos estados brasileiros. “Temos que ter serviços de qualidade na saúde e educação. Isso significa cuidar bem dos idosos e oferecer educação de ponta aos jovens. Na outra ponta, vamos evitar o êxodo das regiões e o inchaço dos grandes centros”.

Nesse sentido, entre as prioridades, diz Romanelli, está a criação de colégios agrícolas e profissionalização e de novos cursos na Uenp, IFPR e UTFPR. “As três instituições estão ainda ampliando suas atividades, criando novos centros de inovação e de tecnologia, novos cursos, cursos de tecnólogo e de curta duração, além da extensão das ações envolvendo a comunidade”.

Cursos – Dentre as ações, o Sebrae oferece cursos de qualificação em gestão pública em parceria com as prefeituras do Norte Pioneiro. “A iniciativa objetiva justamente preparar as lideranças públicas a lidar com os novos desafios de gestões municipais, um passo concreto para o desenvolvimento do território”, disse Odemir Capello, consultor do Sebrae.

A qualificação, segundo Capello, aborda módulos que trabalham diretamente em desafios enfrentados por prefeituras e órgãos públicos. “O Sebrae trabalha muito com lideranças cívicas e empresariais, mas também tem esse lado de trabalhar em parceria com prefeituras, e esse curso aborda exatamente uma série de questões que as prefeituras por vezes enfrentam dificuldades em resolver”, pontua.

A qualificação de três meses é dividida em seis módulos: visão empreendedora e desenvolvimento local, inovação na gestão pública, comunicação de influência de impacto, liderança, negociações complexas na gestão pública, governança, gestão de risco e compliance, desenho da estratégia e implantação da estratégia.

“Um dos focos, por exemplo, são questões de inovação. Ter os agentes e as administrações com esse pensamento e conhecimento é fundamental para o progresso do território através de políticas públicas que tenham esse objetivo”, disse Capello.

Botão Voltar ao topo