
Assessoria
O deputado Luiz Cláudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, disse nesta quinta-feira, 17, que a instalação do curso superior de tecnólogo em fruticultura no CTDI (Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Inovação) em Santo Antônio da Platina amplia a matriz econômica da agricultura no Norte Pioneiro.
“A fruticultura é uma grande fonte de renda, diversifica a economia e também produz empregos. O Sebrae aponta que a formação de mão de obra é muito importante para manter os jovens no Norte Pioneiro e formar mão de obra especializada em uma atividade que tem hoje parte da sua produção exportada para o mercado internacional”, disse Romanelli.
A Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) já aprovou o curso que terá ainda um campus experimental em Cambará. Os técnicos formados atuarão no planejamento, na execução e no controle dos processos das cadeias produtivas das frutas, o que vai do aprimoramento de técnicas das etapas desde a escolha da cultura a ser plantada até a comercialização das frutas.
Vestibular – “A região de Santo Antônio da Platina, além de ser predominantemente agrícola, tem várias cidades que produzem frutas até mesmo para exportação como Carlópolis e Ribeirão Claro. São poucos engenheiros agrônomos especializados em fruticultura e o curso é uma oportunidade aos jovens interessados em se especializar na área”, diz Romanelli.
O curso terá duração de três anos e o vestibular é esperado ainda para este ano. As aulas serão realizadas no CDTI – antiga Guarda Mirim – que funcionará como uma extensão da Uenp. Serão 25 vagas para o período noturno. “Avançamos da monocultura, que é muito importante, e caminhamos com apoio de vários atores, como o Senar e a Faep, nesse processo para colocar de fato a comida na mesa dos brasileiros”.
“A diversificação da agricultura também traz mais empregos nas áreas urbana e rural, e também de renda maior para o agricultor porque vai agregar valor na transformação do produto. Isso faz parte da estratégia de desenvolvimento regional que estamos levando junto com a população do norte pioneiro”, completou Romanelli.