Geral

MP firma TAC para vagasem creches de Arapoti

MPPR firma termo de ajustamento de conduta com Município de Arapoti para regularização da oferta de vagas na educação infantil da rede pública

Imprensa MPPR

O Ministério Público do Paraná firmou termo de ajustamento de conduta com o Município de Arapoti, nos Campos Gerais, para que seja regularizada a oferta de vagas na educação infantil na rede pública municipal. A medida extrajudicial decorre da constatação da insuficiência de vagas neste nível de ensino, com a existência de muitas crianças em fila de espera.

A partir do acordo, o Município se comprometeu a disponibilizar, ainda em 2023, cerca de 270 novas vagas na educação infantil, sendo 120 delas para o maternal, que atende crianças de dois a três anos, em período de quatro horas diárias, e 41 vagas para o atendimento de crianças de três a quatro anos, também por quatro horas diárias.

Além disso, ficou acordada a oferta de 109 novas vagas a serem distribuídas entre os públicos de até um ano de idade (38 vagas) e de um a dois anos (71 vagas). O termo de ajustamento prevê que a oferta das vagas ocorra em locais que atendam as normas e critérios fixados na legislação relacionada.

O descumprimento dos termos acordados pelo Município poderá acarretar na aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil – até o limite de R$ 500 mil, sem prejuízo de eventual judicialização da questão, com a proposição de ação civil pública para responsabilização dos gestores públicos envolvidos. O termo de ajustamento de conduta foi homologado pelo Conselho Superior do Ministério Público do Paraná no último dia 27 de junho.

Botão Voltar ao topo