Geral

NORTE PIONEIRO: Secretário prega ações integradas por avanços ambientais na região

Valdemar Jorge, secretário do Desenvolvimento Sustentável participou da primeira reunião ordinária da Amunorpi em 2023, realizada nesta quinta

Da Redação

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Jorge, pediu que municípios da região promovam ações integradas por importantes – e necessários – avanços ambientais, em participação durante a reunião da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) desta quinta-feira (13).

O evento foi realizado no auditório do Sesc Jacarezinho e contou com prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de toda a região, além do superintendente da Paraná Educação, Carlos Roberto Tamara, sendo a primeira reunião ordinária da Amunorpi em 2023.

Valdemar Jorge, em sua fala, deixou claro a necessidade da região se pautar em ações como a criação de uma câmara técnica para orientar a destinação de resíduos sólidos, adotar medidas de educação ambiental, incentivar a criação e estruturação de cooperativas de catadores de resíduos e também a criação de consórcios para o gerenciamento de aterros sanitários.

“O governo não pode fazer tudo sozinho, e os municípios também não. A intenção é que esses debates sejam regionalizados, com as prefeituras se unindo e, claro, tendo total apoio do governo do Estado”, disse.

UNIÃO
Na reunião de abertura dos trabalhos regulares de 2023, o presidente da Amunorpi e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, falou sobre a importância da união dos municípios por pautas regionais. Discurso parecido teve o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, anfitrião do evento e presidente do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro).

A reunião da Amunorpi ainda contou com a presença do assessor especial da Casa Civil, Juarez Francisco Leal, o Daio, do diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento, do diretor do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), Tony Palhares, do chefe do escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra) em Jacarezinho, Marcos Antônio Pinto, do chefe do escritório regional da secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento, Fernando Emmanuel, e representantes de órgãos e entidades diversos de toda a região.

LEGENDA: Reunião da Amunorpi, no Sesc Jacarezinho

Botão Voltar ao topo