O último dia de aula será na terça-feira (09), e o retorno está previsto para 28 de julho, totalizando 16 dias de descanso
EDUCAÇÃO

Gladys Santoro Biaggioni com Secom-PR
Está chegando o dia da alegria dos estudantes e desespero dos pais. Dia 10, cerca de um milhão de estudantes do Paraná paralisam as atividades escolares e vão descansar. Como o período não colabora com os pais, que, geralmente, não podem sair de férias também, esses dias podem ser complicados. Mas já é hora de euforia entre os jovens.
O último dia de aula será na terça-feira (09), e o retorno está previsto para 28 de julho, totalizando 16 dias de descanso.
Já os professores e pedagogos, que somam cerca de 47 mil profissionais, voltam dois dias antes dos alunos, em 24 e 25 de julho, para planejar as atividades do segundo semestre.
O calendário do ano letivo de 2025 está dividido em três partes: a primeira foi de fevereiro a abril, a segunda vai até agosto, e a última segue até dezembro, totalizando os 201 dias de aula obrigatórios.
Entre as ações realizadas neste primeiro semestre, estão o reajuste de R$ 500 nos salários dos professores, a contratação de quase mil novos profissionais aprovados em concurso público e a ampliação do programa de aulas com dois professores em sala, voltado para reforço em português e matemática.
Aprova Paraná
Outro destaque foi o programa Aprova Paraná Universidades, que teve quase 30 mil inscritos e ajudou estudantes da rede pública a entrarem no ensino superior. Também houve investimentos em infraestrutura: sete escolas novas foram entregues e milhares de aparelhos de ar-condicionado foram adquiridos, além de recursos destinados à merenda escolar.
Para os próximos meses, o governo pretende construir novas salas de aula em 40 escolas, atendendo à demanda crescente por vagas em várias regiões do estado.
Fonte: Secom Paraná



