


Assessoria
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 23, que a eleição da empresária Mara Silvia de Mello Moraes na Atunorpi mostra a importância do setor produtivo em apoio aos projetos e promoção do turismo no Norte Pioneiro. “A Atunorpi tem oito anos e já desponta como uma entidade de organização e mobilização de uma atividade de grande potencial econômico na região, como vemos nos empreendimentos e nos roteiros já conhecidos no Paraná e no Brasil”, disse.
“Mara Mello é uma empresária que já esteve à frente de outras entidades de Jacarezinho e região e vai trazer o dinamismo, até um foco diferenciado, da atuação da mulher em um setor que alia a promoção do turismo com a proteção e preservação do meio ambiente”, destaca Romanelli.
A Associação Turística do Norte Pioneiro é formada por 17 cidades da região: Andirá, Cambará, Bandeirantes,
Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Joaquim Távora,
Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
Atrações e cursos- Nessas cidades estão três destinos turísticos, prioritários no Estado, com visitação aumentando ano a ano: a Rota do Rosário (turismo religioso), a Rota do Café (turismo rural, gastronômico) e Angra Doce (turismo náutico, esportivo, natureza). “São roteiros que vão se consolidando e que representam uma nova matriz econômica, com novos investimentos e empreendimentos, e com novos empregos qualificados, maior renda e desenvolvimento no Norte Pioneiro”, disse.
Em apoio a atividade, Romanelli destaca ainda que as secretarias de Turismo e de Educação que vão implantar em 2024 cursos técnicos em 13 cidades do Paraná, das quais quatro no Norte Pioneiro: Bandeirantes, Ibaiti, Sapopema e Sertaneja.
Em Bandeirantes, o Centro de Educação Profissionalizante Ozório Nogueira terá um curso pós-médio de técnico em Cozinha. Ibaiti terá um turma integral de técnico em Gastronomia no Centro de Educação Profissional Seiji Hatanda. Em Sertaneja, o curso pós-médio em técnico em Hospedagem será no Centro de Educação Profissionalizante Cecília Meireles e em Sapopema, o curso de técnico de guia de turismo, de pós-médio, será no Centro de Educação Profissional da cidade.
Atuação conjunta – Vários empreendimentos, reitera o deputado, estão em construção ou se instalando na região e precisam de mão de obra qualificada. “Além de um emprego qualificado, o turismo amplia diversas atividades econômicas na prestação de serviços e no comércio”.
“A Atunorpi é exemplo de como as organizações locais podem desempenhar papel fundamental na promoção do turismo sustentável e na proteção do meio ambiente, trabalhando em parceria com instituições nacionais e regionais”, completa Romanelli.