Brasília – Durante reunião da bancada do Paraná na Câmara dos Deputados, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), fez um apelo por soluções conjuntas para a situação grave das estradas do estado.
Assessoria
De acordo com o parlamentar, a situação é tão complicada que “daqui a pouco não se vai mais falar em conservação de rodovias, mas em reconstrução, porque elas estão degradadas e as pessoas estão morrendo sem uma solução para isso”.
O deputado federal comentou a situação em trecho da BR-153, a Transbrasiliana, que corta o Norte Pioneiro, região onde ele mora.
“Hoje eu levo, num trecho de 30 quilômetros, entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, praticamente uma hora. O DNIT colocou duas lombadas pra resolver a questão da ponte do rio Ubá, que está com o corrimão danificado. Os caminhões chegam a toda velocidade e tombam nas lombadas. Morre gente toda semana e nós não temos quem nos socorra”.
Providências
Lupion já fez ofícios ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -, já que se trata de um trecho federal, e a outros órgãos de transportes federais e do Paraná. Em todos, cobrou ações urgentes para resolver as dificuldades que os moradores do Norte Pioneiro enfrentam diariamente na Transbrasiliana.
Outro complicador é que chegou ao fim a concessão de pedágios na rodovia, e não houve tempo hábil ainda para instalação de nova concessão. De acordo com Lupion, existem discussões em andamento entre os governos federal e estadual.
“O apelo que eu faço é para que a gente consiga achar uma solução o mais rápido possível. Porque o problema que eu tenho no Norte Pioneiro é o problema do Paraná inteiro”, finalizou.