Geral

Prova de Vida poderá ser feita sem a necessidade de sair de casa; Veja como vai funcionar

Cruzamento de dados digitais vai facilitar a prova de vida do INSS, assim, não será necessário sair de casa para efetuar o processo.

Por Bruna Machado

A Prova de Vida é um processo necessário para que o beneficiário continue recebendo os benefícios. Até o ano passado, essa era uma obrigação por parte do segurado, no entanto, agora, o próprio INSS assumirá a obrigação.

Não há motivos, então, para que o beneficiário tenha seu benefício suspenso por falta de comprovação de vida, já que agora a obrigação é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por esse motivo, será utilizado o cruzamento de dados digitais para que seja comprovada a vida do beneficiário. O segurado será notificado apenas nos casos em que o cruzamento digital não foi capaz de comprovar o processo. Ainda assim, o beneficiário será orientado sobre como proceder.

Os bancos, por sua vez, só atenderão os beneficiários para a Prova de Vida no caso de o processo não ter sido feito automaticamente devido ao cruzamento de dados. Os meios de comunicação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 poderão ser utilizados para tirar dúvidas, como sobre a última prova de vida feita.

Como vai funcionar o cruzamento de dados?
O cruzamento de dados funcionará da seguinte forma, por exemplo: um segurado compareceu a sua zona eleitoral e cumpriu com o seu dever e direito de voto. O comprovante da votação poderá ser utilizado como prova de vida.

Além do comprovante de voto, outros documentos também vão valer como prova de vida, como declaração de imposto de renda, comprovante de vacinação, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), acesso ao Meu INSS, emissão ou renovação de documentos, CNH, entre outros.

Dessa forma, o INSS terá acesso a esses dados pelo cruzamento, para que seja possível comprovar a vida do beneficiário e continuar com o repasse do benefício.

Servidores inativos e pensionistas
O cruzamento de dados não vai valer para servidores públicos inativos e pensionistas. É possível fazer a prova de vida por meios eletrônicos ou presencial.

Para esses, será necessário ir até o banco responsável pelo repasse do seu benefício ou fazer a prova de vida pelo aplicativo do gov.br ou sougov.br. A prova de vida deve ser feita no mês que o beneficiário faz aniversário.

Botão Voltar ao topo