Para o prefeito Luiz Henrique Germano, esses dados são importantes para nortear a elaboração de projetos e investimentos para o futuro do município.
Agência Criativa
David Batista
Siqueira Campos é o município dono do maior crescimento populacional se comparado aos demais municípios da região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). Segundo dados IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), durante os últimos 10 anos, o município registrou crescimento de 15% de aumento da população neste período.
O município, que em 2010 registrava 18.446 moradores, tem agora uma população estimada pelo IBGE de 24.083 pessoas. Às vésperas de completar 100 anos de emancipação política, Siqueira Campos deixou de ser conhecida apenas pela produção de café, como nos tempos em que se chamava Colônia Mineira, para se consolidar como um polo industrial na região.
Essa mudança na economia – e também o aumento populacional recente – são diretamente ligados à Pro Tork, maior empregadora do Norte Pioneiro (cerca de 3,5 mil empregos diretos) e uma das maiores fabricantes de peças para motocicletas do mundo, instalada em Siqueira Campos desde o início dos anos 90.
A oferta de vagas de emprego é tamanha que moradores de todos os municípios vizinhos têm conseguido ingressar na empresa. Com o tempo, muitos deles acabam fixando residência em Siqueira Campos.
Esse “fenômeno social” é facilmente visível com a análise da população de municípios vizinhos. Tomazina e Salto do Itararé, cidades próximas a Siqueira Campos, tiveram redução populacional nestes 10 anos. Santana do Itararé, outro município faz divisa com o território siqueirense, também perdeu habitantes no período.
Já Wenceslau Braz e Quatiguá, também vizinhos à antiga Colônia Mineira, mantiveram a população no espaço de tempo, com uma taxa de crescimento pequena. Ou seja, de seis municípios vizinhos, apenas um cresceu consideravelmente: justamente Siqueira Campos.
Para o prefeito Luiz Henrique Germano, esses dados são importantes para nortear a elaboração de projetos e investimentos para o futuro. “um dos fatores que contribuíram para esse crescimento populacional é que Siqueira Campos se destaca por ser uma cidade de oportunidades, através da sua força na indústria, comércio e serviços e construção civil. É uma cidade acolhedora, que se destaca pela qualidade de vida, escolas bem estruturadas e segurança” afirma.
A gestão do município se preocupa em executar ações que permitam que esse crescimento ocorra de forma ordenada, Germano destaca ainda, que há muito tempo o equilíbrio financeiro é um grande desafio, pois, estatisticamente trabalha com um índice 30,55% menor de verbas advindas do governo federal.
Por outro lado, esse desafio demonstra o alto grau de compromisso e eficácia com que são tratadas as ações de gestão do município, que mesmo com o grande aumento da população, muitos novos investimentos são realizados, vagas em escolas e creches, atendimentos médicos, remédios, tratamentos de saúde, equipe de trabalho, veículos, máquinas pesadas, caminhões, construções, entre outros.
Esse crescimento contribuiu também para o desenvolvimento econômico, que movimentou o comércio local e trazendo novas oportunidades de negócios.
O censo demográfico é uma importante ferramenta para a formulação de políticas públicas voltadas para o alcance dos objetivos fundamentais. Ele também permite que o setor produtivo tome melhores decisões sobre os investimentos, aumentando o bem estar social, graças à geração de emprego e renda, bem como ao recolhimento de tributos impostos resultantes dos investimentos privados efetuados.
O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população nos municípios do país. Um dos objetivos básicos do IBGE, declarado em lei, é o de assegurar à sociedade informações e estudos de natureza estatística e demográfica.
O rateio das cotas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) serão fixadas através dos coeficientes de cada cidade, e por isso é muito importante que cada residência receba a visita do recenseador, para que todos estejam dentro das estatísticas e o município possa receber verbas suficientes para atender a população.