Aline Damásio – Assessoria
A praça do povoado da Platina ganhou na manhã desta quarta-feira, 04, uma placa em homenagem a professora Albertina França de Avelar Silveira, conhecida como “Tininha”. A praça foi nomeada pelo prefeito de Santo Antônio da Platina José da Silva Coelho Neto em uma solenidade marcada pela presença dos familiares e alunos da professora platinense.
Albertina nasceu na cidade em 1928 e trabalhou por muito tempo como professora atuando principalmente na Estação Ferroviária da Platina, onde funcionava a escola do povoado. Filha de Augusto Avelar, um dos fundadores do município conhecido por liderar o grupo indígena que ocupava as margens do Rio das Cinzas.
Faleceu em outubro de 1980 e foi homenageada em um projeto de lei pela Câmara de Vereadores através do vereador Dirceu Alexandre Gomes, que propôs à época que um espaço público fosse identificado com o nome da professora.
“Albertina deixou os três exemplos mais valorosos aos platinenses: educação, família e religião. Viveu com maestria estes três valores e os repassou aos seus alunos, familiares e conhecidos, deixando com certeza uma lembrança marcante”, citou o padre Heliton Ribeiro, em sua benção durante a solenidade.
“Homenagens como esta são muito importantes, pois valorizam os nossos platinenses e suas famílias e tenho muito orgulho em participar, me deixam emocionado. Acho extremamente justo o reconhecimento a uma pessoa que tanto contribuiu ao nosso município”, declarou o prefeito professor Zezão.
Uma missa também foi celebrada em homenagem a Albertina na capela da Paróquia São José, no Jardim Colorado.