JacarezinhoPolicial

Ação da PM em Jacarezinho gera polêmica

Moradores reclamam de suposta violência cometida por policiais; corporação alega defesa contra agressões recebidas

Da Redação

Uma enorme polêmica de formou em torno de uma ação realizada pela Polícia Militar em Jacarezinho logo após a passagem de ano, neste domingo (01). Moradores acusam PMs de uso de força excessiva e até violência.
A situação aconteceu na Rua Fernando Botarelli, principal via do bairro do Aeroporto, onde aconteciam comemorações referentes ao Ano Novo, interrompidas pela chegada – e pelo modo de agir, segundo testemunhas, da Polícia Militar.


Relatos nas redes sociais acusam policiais de darem tiros de balas de borracha em cidadãos que não estavam envolvidos em qualquer tipo de confusão. Há também acusações sobre o uso indiscriminado de cacetetes e gás de pimenta, atingindo inclusive crianças.
Em um dos vídeos é possível ver um PM jogando gás de pimenta dentro de uma lanchonete onde estão mulheres e crianças, além de aparentemente não ser o local de nenhum tipo de confusão.
A polêmica foi tão grande que a prefeitura de Jacarezinho lamentou o ocorrido em uma nota oficial e pediu apuração e punição a eventuais excessos que tenham ocorrido na operação.

VERSÃO DA PM
Já a Polícia Militar, em nota divulgada nesta segunda-feira (02), afirma que as equipes foram recebidas com garrafadas após serem acionadas por moradores com denúncia de som alto e bagunça, definindo a situação como “caos”.
Segundo a nota, os policiais “agiram de forma técnica, seguindo procedimentos padrões e todos protocolos, fazendo progressivo uso de força para conter e dissuadir aqueles que transgrediam as leis”.
Ainda de acordo com a PM, está sendo realizada uma análise dos fatos e possíveis abusos ou atos isolados de policiais que não estão em conformidade com a legislação serão apurados e investigados.

Botão Voltar ao topo