Educação

UENP recebe Selo ODS Educação em reconhecimento a ações sustentáveis

A Universidade Estadual do Norte do Paraná está entre as 17 organizações que receberão o Selo ODS Educação, que reconhece e valoriza ações de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 nas instituições de ensino superior. A entrega dos certificados acontece em fevereiro, em Brasília.

Imprensa Uenp

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são resultados de um processo de cooperação internacional entre os países que foram elaborados na Organização das Nações Unidas (ONU). Os 17 ODS e as 169 metas que fazem parte da Agenda 2030 são um apelo global à ação para acabar com os principais problemas do mundo atual.

Para a entrega do selo são levados em consideração três critérios: cadastrar o projeto da instituição na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão; promover uma atividade/espaços de discussão sobre ODS na instituição; e demonstrar sua contribuição na melhoria do ODS 4 – Educação de qualidade.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), a Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS/Propav) inscreveu 21 projetos nas áreas de pesquisa e extensão da Universidade. Os projetos foram inseridos na plataforma Selo Social, indicando em quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável atuam e avaliados no quesito de sustentabilidade, ou seja, se eram economicamente viáveis, socialmente justos, ecologicamente corretos e integrados com a gestão institucional.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destaca as ações realizadas pela UENP que proporcionaram à Instituição o reconhecimento com o Selo ODS. “A UENP traz em sua Missão o compromisso com princípios sustentáveis a fim de contribuir para o desenvolvimento regional e global. O Selo ODS é uma forma de reconhecimento das ações que a Universidade tem realizado nos últimos anos. Parabenizo a equipe da AGPS/Propav e agradeço a todos que têm colaborado para que as ações propostas pela Assessoria sejam um sucesso”.

A entrega oficial do prêmio será realizada em Brasília, em fevereiro de 2023. Na ocasião, 17 instituições receberão o Selo ODS Educação. Representando o Paraná, além da UENP, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná também recebem o selo.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!