Política

Alckmin inclui deputado Zeca Dirceu na equipe de transição do governo

Assessoria

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta terça-feira, 22, novos nomes indicados por partidos políticos e que vão compor os grupos técnicos da fase de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre eles está o deputado federal Zeca Dirceu (PT), membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, reeleito para o quarto mandato com 123.033 votos. Zeca Dirceu vai integrar o Grupo de Trabalho de Turismo.

“Há tempos participo do NAPP (Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas) de Turismo da Fundação Perseu Abramo, que formulou o programa de governo do presidente Lula. Também coordenei os trabalhos no turismo no início deste ano no Seminário “Resistência, travessia e futuro”, que envolveu a bancada Câmara dos Deputados e Senado, Fundação Perseu Abramo e a direção nacional do PT”, afirmou.

“Uma área muito importante, de retomada rápida, para criar empregos e novos investimentos. Temos a costa brasileira com praias e muitos atrativos e temos, em Foz do Iguaçu, o segundo destino turístico brasileiro que neste ano vem recuperando de forma célere o movimento que em 2019 recebeu mais dois milhões de turistas”, disse.

GT do turismo – “Temos metas ousadas para os próximos quatro anos e consolidar o destino Brasil como um dos mais visitados no mundo. Os segmentos que mais avançam no mundo são o turismo de aventura e de contemplação e as belezas naturais brasileiras são inigualáveis”, completou.

Alckmin disse que os parlamentares vão formar um grupo técnico de transição importante. “Porque eles vão acompanhar os projetos que estão em discussão na Câmara e no Senado federal”. O vice destacou ainda o papel dos grupos na definição da lei orçamentária e a agenda legislativa e de políticas públicas.

O ex-ministro Luiz Barreto, coordenador do grupo de turismo, disse que a inclusão do deputado no grupo de transição do turismo é muito importante porque entende da área e participou ativamente da campanha do presidente Lula. “Zeca Dirceu é de um estado que tem Foz do Iguaçu, um dos destinos mais importantes do país”, declarou. “Tenho certeza que o deputado com a sua experiência legislativa, como prefeito e trabalho no tema nos ajudará muito. Todos do grupo ficaram muito satisfeitos com a inclusão do Zeca Dirceu que com certeza terá um papel muito importante nas questões orçamentárias e nas questões relativas ao futuro do turismo brasileiro”, completou.

Prioridades – “Vamos conseguir ter várias decisões favoráveis do Congresso Nacional, o que prova a capacidade e a habilidade política do presidente Lula e do grupo de parlamentares que apoia as novas medidas. Ajustar o salário mínimo acima da inflação depois de sete anos, já será uma vitória emblemática assim como a aprovação da PEC do Bolsa Família. Estamos trabalhando forte nisso”, disse Zeca Dirceu.

Entre os novos desafios apontados pelo deputado, além do piso mínimo e do novo bolsa família, estão a recomposição dos orçamento da saúde, educação e dos programas sociais. “Temos ainda a qualificação profissional e a busca do emprego para ampliar a renda dos brasileiros e isso acaba impactando a economia, retomando o que chamamos de ciclo virtuoso do crescimento”, destaca.

“Nós vamos arrumar o orçamento da educação que vem sendo reduzido há seis anos sendo reduzido e destruído. Alguns me perguntam de onde tirar os recursos da educação. Dinheiro tem, a arrecadação de impostos cresceu, bateu recorde. Nós vamos, a partir de agora, fazer com que o orçamento da educação volte a crescer ano a ano e a mesma situação com o orçamento da saúde”, completou Zeca Dirceu.

Os grupos devem entregar até 30 de novembro um diagnóstico preliminar, com alertas dos órgãos de controle, uma análise da estrutura de cada área e uma lista com sugestões de atos normativos que devem ser revogados a partir de janeiro de 2023. Até o dia 11 de dezembro, os grupos devem apresentar um relatório final, com análise dos programas implementados pela atual gestão, assim como dos programas das gestões do PT que foram descontinuados.

Botão Voltar ao topo