Destaques

Estão abertas as inscrições para programa da Copel que incentiva startups

Imprensa Copel

Empresas jovens interessadas em desenvolver soluções para o setor elétrico têm uma nova oportunidade para receber investimento financeiro e trocar conhecimentos e experiências com a Companhia Paranaense de Energia. O programa de inovação aberta Copel Volt abriu, nesta semana, as inscrições para a seleção de startups parceiras. Os detalhes sobre cada um dos temas propostos para a nova jornada, o edital completo e a plataforma de inscrições poderão ser acessados na página do programa até o dia 21 de dezembro.
A participação será exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional, com foco em empresas de inovação nas fases Seed, Série A e Série B. Elas serão convidadas a apresentar soluções para um dos desafios propostos, disputando um orçamento de até R$ 1,8 milhão a ser dividido entre até cinco propostas selecionadas.
Após as inscrições, as empresas selecionadas serão convidadas para apresentarem suas propostas em um pitch day, do qual sairão as finalistas que terão o incentivo para desenvolvimento da prova de conceito de seus projetos, o que deverá acontecer até junho de 2023.
LANÇAMENTO – O anúncio da edição 2022/2023 do programa foi realizado em uma live, disponível no canal da Copel no YouTube. O evento contou com a apresentação do presidente da Associação Brasileira de Startups, Luiz Othero, que comentou sobre casos reais e fez um diagnóstico dos principais fatores de interesse e também de rejeição das startups, em sua relação com corporações do setor elétrico.
DESAFIOS – Os temas propostos para esta rodada estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG, dedicada aos cuidados com o meio ambiente, sociedade e governança. Os desafios elencados são: Hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; Eletromobilidade e smart cities; Relacionamento com clientes e soluções em serviços; Gestão de ativos e instalações; e Digitalização e melhorias em gestão de processos.
INOVAÇÃO ABERTA – A Copel possui tradição em inovação através de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e de programas internos que incentivam a elaboração de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia da empresa, o que tem resultado em novas tecnologias patenteadas e no protagonismo da Companhia em temas como sustentabilidade e mobilidade elétrica. Na última quarta-feira (19), quando é comemorado o Dia Nacional da Inovação, a empresa foi reconhecida pelo ranking TOP Open Corps entre as dez empresas de energia elétrica e renovável que mais incentivam startups no Brasil.
Em 2019, a Companhia estruturou uma primeira iniciativa para estabelecer parcerias por meio de inovação aberta, chamada de Copel , que promoveu a encubação de soluções inovadoras para o setor elétrico junto de estudantes e empreendedores. Em 2021, a primeira edição do Copel Volt teve mais de 200?inscrições de startups do mundo todo, e cinco empresas puderam testar seus projetos na prática, preparando-os para a conquista de mercado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!