Destaques

Ficafé começa com grande expectativa de público e negócios

15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, realizada em Jacarezinho, começa nesta terça e segue até quinta

15ª edição da Ficafé acontece em conjunto com a Feira Sabores do Norte Pioneiro

Da Redação

Teve início a 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) nesta terça-feira (18), realizada no centro de eventos de Jacarezinho, e com grande expectativa de público e movimentação de negócios e parcerias entre os integrantes da cadeia agro de toda a região.
Realizada em conjunto com a Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, com produtos certificados e especiais da região, a Ficafé 2022 marca ainda o retorno das atividades presenciais no período pós pandemia, atraindo expositores de toda a região e com expectativa de mais de 3,5 mil visitantes durante os três dias do evento, que se encerra na quinta-feira à tarde.
“A Ficafé é o grande evento do agro no Norte Pioneiro. É um evento hoje de visibilidade nacional e que aborda bastante o processo de inovação e do mercado, com muitas possibilidades de conhecimento e negócio aos participantes, mas que tem como grande objetivo o desenvolvimento regional através desses ativos, de todo nosso potencial regional, que é o agro”, avalia o consultor do Sebrae/PR e um dos idealizadores do evento, Odemir Capello.
A programação deste primeiro dia contou com a abertura oficial e atividades como rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, degustação de cafés especiais, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, e o networking entre os membros da cadeia produtiva.
Para o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, a Ficafé é uma grande vitrine da produção do Norte Pioneiro para todo o Brasil. “Alegria em receber e fazer parte da organização do maior evento do agronegócio de toda a região e incentivar cada vez mais os produtores do Norte Pioneiro. Temos convicção que o agro é a grande indústria e grande riqueza da nossa região e por isso fazemos questão de incentivar e fomentar a cadeia produtiva, com esse evento de visibilidade em todo Brasil e que ano a ano tem gerado inúmeras possibilidades de parcerias e negócios aos participantes”.
Entre os expositores, o clima de otimismo é o mesmo. Responsável por um dos produtos que mais fizeram sucesso com o público presente neste primeiro dia, o produtor de queijos Leomar Melo Martins, de Santana do Itararé, destaca a importância de iniciativas como estas para o pequeno produtor e para a economia dos municípios.
“Para muitos municípios, principalmente os menores, os pequenos produtores são parte fundamental na economia, porque são quem investe no próprio município, quem consome no próprio município. Então ter uma feira como essa na nossa região é magnífico. Traz muitas oportunidades de negócios, de conhecimento, de parcerias. É uma possibilidade de todos crescermos juntos”, elogia.

Abertura oficial da Ficafé, na manhã desta terça


O queijo produzido no Sítio Aliança por Leomar e sua família já foi premiado em inúmeros concursos, inclusive na França. Na Ficafé o sucesso se repetiu e todo o estoque trazido para os três dias de evento acabou em cerca de meia hora de vendas, tamanha a procura do público.
A programação da Ficafé segue com eventos diversos voltados ao agronegócio durante esta quarta e quinta-feira, com início às 9h e encerramento às 16h. A entrada é gratuita. Maiores informações podem ser obtidas no site da Ficafé (www.ficafé.com.br).

Queijo de Santana do Itararé foi um dos produtos mais procurados no primeiro dia da feira

A FEIRA
O maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil é uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com patrocínio do Sebrae Nacional, e expositores como Mútua Paraná, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) Paraná e CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), dentre diversos outros.

Botão Voltar ao topo