Política

Diego Garcia perde mais de 50% dos votos nos principais municípios da região

Deputado federal teve queda exponencial de votos em região de origem no comparativo entre 2018 e 2022

Da Redação

O deputado federal Diego Garcia (Republicanos) teve uma queda significativa de votos nos principais colégios eleitorais do Norte Pioneiro no comparativo da apuração das eleições de 2018 e de 2022.

Levando em consideração os seis principais colégios eleitorais entre os municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), que são Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Ibaiti, Cambará, Andirá e Siqueira Campos, o deputado reeleito para mais um mandato na câmara federal perdeu 51% dos votos entre as últimas eleições e o pleito atual.

Natural de Andirá e por anos morador de Jacarezinho, onde iniciou a trajetória política, Diego Garcia sempre teve a força da igreja Católica, principalmente o movimento Renovação Carismática Católica, como principal propulsor de votos.

Entretanto, apesar de fazer votos em absolutamente todas as regiões do Estado, o deputado sempre figurou entre os preferidos do eleitorado do Norte Pioneiro, estando, por exemplo, entre os cinco mais votados em praticamente todos municípios da região nas eleições de 2018.

Em 2022, porém, o cenário mudou de figura. Levantamento feito pela Tribuna do Vale mostra que Diego Garcia teve uma redução significativa dos votos justamente “em casa”, registrando queda na votação em praticamente toda a região.

A queda mais expressiva aconteceu em Santo Antônio da Platina, maior colégio eleitoral da região, onde o deputado federal caiu de 3.008 votos em 2018 para 603 votos em 2022 – redução de praticamente 80% na votação.

Em Andirá, sua cidade natal, Diego Garcia foi o deputado federal mais votado nas eleições atuais, porém também registrou diminuição em seu público, caindo de 3.937 em 2018 para 2.272 no pleito deste ano.

O cenário reflete a situação de redução do eleitorado de forma geral, que também é possível de observar no quesito de vitórias por município. Em 2018 Diego Garcia foi o deputado federal mais votado nos municípios de Andirá, Jacarezinho, Salto do Itararé e de Siqueira Campos.

Já em 2022 o parlamentar teve vitórias em Abatiá, Andirá e Siqueira Campos em 2022, ficando como o terceiro deputado federal com maior número de vitórias por município, atrás de Pedro Lupion (Progressistas), com 10, e Sandro Alex (PSD), com cinco.

Veja o desempenho de Diego Garcia nos seis principais colégios eleitorais da região em 2018 e em 2022:

MUNICÍPIO20182022
Santo Antônio da Platina3.008603
Jacarezinho5.7912.642
Ibaiti1.104469
Cambará1.561889
Andirá3.9372.272
Siqueira Campos1.5721.336
TOTAL16.9738.211
Botão Voltar ao topo