Agência Criativa – David Batista
O censo é um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que teve início no dia 1º de agosto deste ano, com previsão de encerramento em 30 de outubro. O resultado vai traçar o perfil dos brasileiros, e assim entender com quem vivem e como vivem. Ou seja, ele é um raio-x de quem mora no Brasil.
Quem são os brasileiros? Quantos são? Como vivem? Essas são as principais perguntas que o Censo 2022 pretende responder. Para isso milhares de recenseadores (pesquisadores que estão indo de porta em porta) começaram colher os dados de casas dos 215 milhões de brasileiros que vivem no país. Entre esses pesquisadores estão o casal Elton Wolf e Karina Ricci Wolf, que foram selecionados pelo IBGE para catalogar os moradores do Balneário da Alemoa e bairros circunvizinhos.
Elton agricultor, fala da satisfação de participar de um projeto tão importante como o censo 2022, “iniciamos nosso trabalho nesta segunda feira 19, e temos até 30 de outubro para concluirmos a nossa meta. Estou muito feliz por participar desse projeto e principalmente por trabalhar dentro da comunidade a qual conheço muito. Quero dizer que estamos sendo recebidos com muito carinho por todos os moradores, sendo assim acredito que devemos fechar a área que a nós foi delimitada antes do prazo previsto”, disse Wolf.
Karina que é cuidadora e esposa de Elton, fala que não acreditava mais que fosse chamada pelo IBGE para fazer o censo, “ficamos surpresos, porem muito felizes, fomos chamados, fizemos uma prova e um treinamento de quatro dias, rebemos aprovação e iniciamos o nosso trabalho. A nossa grande vantagem é que conhecemos a maioria dos moradores e ao chegarmos às casas já somos reconhecidos e não falta o convite para entrarmos e tomarmos um cafezinho. Absorvemos muito conhecimento do que é realmente o IBGE, e agora um pouco mais da realidade do País em que vivemos. A experiência está sendo muito gratificante”, disse Karina.
Essa pesquisa é feita a cada 10 anos. Originalmente, ela deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada primeira por causa da pandemia e depois por falta de recursos. Assim, o Censo 2022 vai acontecer 12 anos após a última pesquisa.