Capa

CAGED – Geração de emprego na região em julho continua em ‘marcha lenta’

Saldo regional, segundo Novo Caged, é tímido, com estagnação e retrocesso em vários municípios

Da Redação

Números do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que o mês de julho foi tímido na geração de emprego em âmbito regional – levando em consideração os dados dos 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). As estatísticas foram divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta segunda-feira (29).

Levando em consideração o número de demissões e contratações feitas em empregos com carteira assinada nos municípios da região, o saldo durante julho foi de 56 novos postos de trabalho formal.
Isso mostra que em julho a região praticamente não gerou novas vagas de emprego com carteira assinada, diferente do que aconteceu em meses anteriores, que trouxeram resultados melhores no que diz respeito a criação de postos de trabalho.

A título de comparação, maio, abril e junho tiveram, respectivamente, saldos positivos de 452, 610 e 178 novos postos de emprego na somatória dos municípios da micro região. O saldo de julho, por sua vez, é um dos piores dos últimos 18 meses.

Além disso, outra peculiaridade do mês de julho na geração de empregos foi o saldo negativo de municípios que na maior parte dos meses lideram o quesito na região, como Cambará, Ibaiti e Santo Antônio da Platina.
O pior desempenho, porém, ficou com Joaquim Távora, outro município que também já figurou por diversas vezes entre os líderes na geração de vagas de trabalho na região, porém em julho teve saldo de -46.

Já a liderança do mês ficou para Siqueira Campos, seguida por Wenceslau Braz e Carlópolis. No total foram 10 municípios com saldo negativo em julho, enquanto os outros 15 da micro região tiveram dados positivos, conforme tabela.

MUNICÍPIOSALDO
Abatiá02
Andirá27
Barra do Jacaré04
Cambará-19
Carlópolis36
Conselheiro Mairinck06
Figueira-26
Guapirama06
Ibaiti-26
Jaboti01
Jacarezinho19
Japira03
Joaquim Távora-46
Jundiaí do Sul02
Pinhalão09
Quatiguá-07
Ribeirão Claro-05
Ribeirão do Pinhal01
Salto do Itararé-07
Santana do Itararé-13
Santo Antônio da Platina-15
São José da Boa Vista-16
Siqueira Campos62
Tomazina06
Wenceslau Braz52
Botão Voltar ao topo