Investimento coincide com os 15 anos de criação da unidade operacional
Imprensa Capal
A unidade operacional da Capal – Cooperativa Agroindustrial em Wenceslau Braz (PR) completa neste mês 15 anos de atividades, com uma estrutura robusta para recepção, secagem e armazenamento de grãos, atendendo um raio de até oito municípios.
A Capal também está presente em mais dois pontos da cidade: a loja agropecuária, desde 2004, e a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), desde 2020. Além dos produtores rurais residentes em Wenceslau Braz, a cooperativa realiza atendimento aos cooperados do entorno, totalizando 430 associados que recebem as orientações técnicas e integram os negócios da cooperativa.
Expressivo – O recebimento e armazenagem de grãos na unidade é expressivo. Segundo o gerente Jefferson Copetti, no período da colheita de soja, que é a cultura principal, o volume chega a 75 mil toneladas de grãos, isso sem contar o milho, trigo e outras culturas que agregam à produção rural. Distribuída em 18,5 mil hectares, a agricultura desempenha um papel importante na região, assim como a pecuária leiteira e de corte.
Melhoria – A unidade operacional recebeu recentemente investimentos de melhoria em sua infraestrutura. A construção de uma segunda balança rodoviária já está com as obras finalizadas, “agora está na fase de fazer os ajustes finos e realizar testes na operação para ser liberada”, acrescenta Copetti.
Pavimentação – Já em andamento, está a pavimentação completa do pátio industrial, prevista para ser concluída até o final deste ano. “O maior benefício é a maior agilidade na descarga no momento de receber os grãos, porque tem um fluxo bem grande no período da colheita. Em um único dia, chegam no pátio em torno de 220 caminhões”, comenta o gestor da unidade.
UBS – Na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), o investimento foi de R$ 29,2 milhões para a construção de um novo armazém, que possui área total de 9.646 m² para abrigar sementes de soja, trigo, aveia e triticale. Prevista para ficar pronta em setembro, a estrutura terá uma nova linha de tratamento de sementes de 20 toneladas/hora, além de dois secadores de 80 toneladas/hora, e será amparada com tecnologia de ponta para garantir o isolamento térmico do espaço, entre outros benefícios.
Triplo – De acordo com o gerente da unidade, Darlei Haefliger, a capacidade de armazenagem irá triplicar com a construção do novo barracão. “A capacidade deste novo armazém será de 400 mil sacas de 40 kg de sementes, e juntando com as 200 mil sacas que já trabalhamos hoje na unidade, vai totalizar 600 mil sacas após a ampliação.” Todos os investimentos atestam o crescimento da Capal na região, priorizando o melhor atendimento aos seus associados e a agregação de valor à sua produção.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial – Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.