
SAÚDE
Os quatro pacientes apresentaram quadros leves e foram liberados; três deles disseram que tomaram bebidas alcóolicas em cidades do Paraná
Gladys Santoro/S.M.de Saúde de Ourinhos
A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos emitiu uma nota informando que quatro moradores foram atendidos recentemente na Santa Casa de Misericórdia da cidade com suspeita de intoxicação por metanol. Os pacientes- um homem de 36 anos e três mulheres de 21, 28 e 33 anos- apresentaram sintomas leves e realizaram exames laboratoriais de rotina e foram liberados após avaliação médica, sem evolução para quadros graves.
De acordo com o protocolo estadual, as amostras de sangue coletadas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, referência para confirmação da presença de metanol no sangue.
A Vigilância Municipal de Ourinhos esteve no estabelecimento citado por um dos pacientes durante as ações de investigação e fiscalização para adoção de medidas previstas no protocolo estadual de segurança sanitária, porém, o local estava fechado.
Ainda segundo a investigação preliminar três dospacientes disseram que consumiram bebidas alcóolicas em cidades do Paraná. Esses municípios já foram comunicados pela equipe de Vigilância SanitáriaEpidemiológica local.
As ações de fiscalização seguem orientações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, que determinam a inspeçãode estabelecimentos varejistas e atacadistas de bebidas relacionadas a casos suspeitos, com possível apoio da Polícia Civil para apreensão de produtos e envio à Polícia Científica.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de que a população somente consuma bebidas alcóolicas de procedência conhecida evitando produtos de origem duvidosa, sem rótulo ou selo fiscal.