Capa

Norte Pioneiro abre as
portas para o Censo 2022

Priscila Dutra – Especial para a Tribuna do Vale

Recenseadores em todo Brasil começaram nesta segunda-feira (1º de agosto) o trabalho de coleta de dados para o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados do instituto essa é a maior operação censitária do país, que deve visitar mais de 80 milhões de endereços, em todos os 5.570 municípios do país.

Na região aqui do Norte Pioneiro formada pelas subáreas de Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora cerca de 195 recenseadores já foram contratados para começar o trabalho em 15 municípios. Também fazem parte da equipe do Censo 2022 na nessas duas subáreas 11 Agentes Censitários Municipais (ACMs) e 20 Agentes Censitários Supervisores (ACSs) que vão orientar e supervisionar o trabalho dos recenseadores em cada município.

A subárea de Santo Antônio da Platina é composta pelos municípios de Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, sob supervisão do Coordenador Censitário de Subárea (CCSs), Vinicius França Albano de Paula. Na subárea de Joaquim Távora a supervisão é da CCS Andriele Parmezan, responsável pelos municípios de Carlópolis, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé e Siqueira Campos.

“Para realização do trabalho foram realizadas as contratações dessas equipes que irão atuar nos municípios, mas é importante ressaltar que ainda ocorrerão novas contratações de recenseadores para completar as vagas excedentes em alguns municípios, a exemplo de Andirá, que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado até o dia 03/08”, explica o CCS de Santo Antônio da Platina.

O trabalho na região é gerenciado pelo Coordenador de Área, Fernando Endo, que é responsável pela coordenação e supervisão do trabalho das duas subáreas. “O objetivo do Censo é conhecer as condições de como a população brasileira vive, quantas são as pessoas e onde elas estão, entre outras informações. Para isso cada membro dessa estrutura que compõe o Censo 2022 terá o seu papel fundamental para o sucesso da operação censitária”, afirma Endo.

O IBGE orienta que os recenseadores vão estar sempre uniformizados, com o colete azul e boné. No colete há um número 0800 e um crachá com os dados de sua identificação. Se o morador não se sentir seguro, pode entrar em contato com o telefone 0800 721 8181 ou acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html e se certificar que ele é mesmo um recenseador do IBGE. Também serão seguidos protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.

Caso ainda tenham dúvidas as pessoas podem procurar os Postos de Coleta do Censo 2022 de cada município. Em Santo Antônio da Platina o Posto de Coleta está localizado na avenida Oliveira Motta, 1110 – prédio da Agência do Trabalhador.

As informações coletadas pelo Censo 2022 vão fornecer informações estratégicas para o planejamento de ações em todos os níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), sobre as reais necessidades da população, como a ampliação ou implantação de serviços relacionados à saúde, educação, emprego e moradia. Da mesma forma, também fornece importantes dados para a indústrias e comércios direcionarem suas atividades.

Segundo o IBGE, os resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município deverão ser publicados em 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados. Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

Botão Voltar ao topo