Destaques

Aplicativo da Receita Estadual emite mais de 63 mil guias de IPVA em 10 meses

Lançada no início do ano, ferramenta simplifica os serviços fiscais disponibilizados pelo Estado

Redação com AEN

O aplicativo “Serviços Rápidos” da Receita Estadual do Paraná emitiu mais de 63 mil guias do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) entre janeiro e outubro deste ano. Ao todo, as guias emitidas pelo app somam R$ 36,7 milhões.

O app, lançado no início do ano pelo Fisco e pela secretaria estadual da Fazenda, oferece várias funcionalidades que simplificam e agilizam os serviços fiscais disponibilizados pelo Estado. Entre elas, estão a consulta ao calendário do IPVA, a identificação automática dos veículos registrados em nome do usuário autenticado, o acesso a informações detalhadas sobre débitos de IPVA, o parcelamento do IPVA, inclusive com a opção de cartão de crédito, a consulta ao Cadastro Informativo Estadual (Cadin), que relaciona as pendências junto ao Estado, e a geração de guias de recolhimento (GRPR) para o IPVA ou a dívida ativa, com a possibilidade de pagamentos por meio de pix.

Além dessas funcionalidades, o app também permite a emissão de certidão negativa, a consulta a pendências que impeçam a emissão da certidão, a solicitação de isenção do IPVA e a emissão de guias para o pagamento de outros tipos de débito.

“O aplicativo oferece praticidade aos contribuintes, inclusive em relação ao acesso por meio do site. O app fornece uma experiência mais ágil e simplificada, permite que os usuários acessem informações fiscais importantes e realizem transações com facilidade, diretamente no celular”, diz Thiago Serafim, coordenador em exercício da Inspetoria de Arrecadação da Receita Estadual.

O aplicativo “Serviços Rápidos” da Receita Estadual do Paraná está disponível para download nas lojas do Google (para dispositivos Android) e da Apple (para dispositivos iOS).

“À medida que mais contribuintes percebem a conveniência que ele representa, é provável que mais pessoas usem o app como principal plataforma para gerenciar e efetuar os pagamentos do IPVA em 2024 e, posteriormente, outros tributos. Isso não apenas simplificará a experiência dos contribuintes, mas também contribuirá para uma arrecadação fiscal mais eficaz”, diz o coordenador.

Botão Voltar ao topo