Geral

Senai Londrina é referência em computação em nuvem

Mercado está aquecido e com boas oportunidades para quem busca qualificação profissional

Por Sistema Fiep

Imagine uma competição mundial de habilidades vocacionais que coloca no mapa os profissionais mais capacitados em 63 áreas e, por consequência, as instituições de referência que os formaram? Essa é a WorldSkills, maior competição de educação profissional de nível técnico do mundo que reúne, a cada dois anos, alunos de mais de 60 países e que, em 2022, está prevista para acontecer na cidade de Shanghai, na China

Aqui do Brasil, mais precisamente do Paraná, mais de 20 alunos do Senai foram classificados para a etapa nacional, realizada entre janeiro e março, e muitos deles conquistaram a medalha de ouro. E, quando o assunto é Computação em Nuvem, o competidor se chama Thiago Rocha de Araujo e vem de Londrina (PR), cidade na qual o Senai desenvolveu um cenário de qualidade a ponto de tornar a instituição uma referência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para Victor Cunha, gerente de educação e negócios do Senai Regional Norte, o marco dessa conquista veio há três anos, quando alcançaram a medalha de prata na modalidade Computação em Nuvem pela WorldSkills. “Esse foi um dos indicadores que mostraram a qualidade e capacidade dos profissionais formados aqui. Antes e depois desse, tivemos outros excelentes resultados. Pela segunda vez consecutiva, fomos campeões nacionais na categoria Computação em Nuvem e vencemos a Samsung Skills, competição mundial da Samsung com desafios reais ligados à área de tecnologia”, lembra.

Enquanto ressalta que outros três alunos já se preparam para competir na etapa nacional da WorldSkills 2024, prevista para acontecer em Lyon, na França, Victor conta mais sobre a relevância desses eventos para o Senai. “As conquistas mostram de forma concreta a qualidade de ensino que entregamos a cada um de nossos alunos e alunas no processo de formação de pessoas com mão de obra qualificada para atuar no mercado de trabalho. As avaliações feitas na competição são do mais alto nível e resultados como esses mostram como o profissional foi bem qualificado para exercer essa função”.

Botão Voltar ao topo