Número de casos cresce nos últimos meses e Sesa intensifica ações de combate

Da Redação
Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, é uma das cidades mais afetadas pela dengue no Estado. Segundo o informe semanal da dengue divulgado na terça-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade registra 455 casos confirmados da doença, o que representa 10,8% dos casos registrados no município com cerca de 40 mil habitantes.
O número de casos em Jacarezinho vem crescendo nos últimos meses. No informe semanal divulgado em 20 de dezembro de 2023, a cidade registrava 287 casos confirmados. Em 16 de janeiro de 2024, o número subiu para 455 casos.
A Sesa está realizando ações de combate à dengue em Jacarezinho, como a aplicação de fumacê, a distribuição de panfletos informativos e a orientação da população sobre como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
A população também pode ajudar no combate à dengue eliminando os criadouros do mosquito em sua casa e no seu entorno. É importante ficar atento a objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas, vasos de plantas e até mesmo a água parada em pratos de vasos de plantas.
Os sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e fraqueza. Se você apresentar algum desses sintomas, procure imediatamente um serviço de saúde.
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e tomar as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Cuidados
A Prefeitura de Jacarezinho esclarece que tem realizado ações constantes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Nos últimos três anos foram inúmeros mutirões de limpeza, contando com a participação de servidores municipais e órgãos parceiros, como 19ª Regional de Saúde e Tiro de Guerra, por exemplo.
A iniciativa é considerada fundamental para que o número de casos não subisse em anos anteriores, uma vez que Jacarezinho tem um problema histórico com a reincidência de casos de dengue, além de garantir uma significativa melhora em termos gerais de saúde pública e limpeza do município.
Paralelamente, neste ano a prefeitura, também em parceria com a 19ª Regional de Saúde e o governo do Estado, tem feito a aplicação do fumacê em pontos estratégicos, buscando conter a proliferação do mosquito da dengue. Ações de conscientização para que a população colabore também são frequentes.