Cadernos

Wenceslau Braz completa 86 anos de emancipação política

Da Redação

O município de Wenceslau Braz completa 86 anos de emancipação política nesta sexta-feira, dia 26 de novembro. Lideranças locais e estaduais fizeram diversas publicações em redes sociais enaltecendo a data.

Do vilarejo que surgiu em torno do trajeto do Ramal do Paranapanema até os dias atuais, Wenceslau Braz tem uma trajetória diretamente ligada à própria linha férrea, a agricultura e a chegada de imigrantes estrangeiros.

O povoamento da hoje Wenceslau Braz começou em 1915, quando o agricultor Joaquim Miranda, considerado o pioneiro do município, se instalou distante cerca de 20 quilômetros de São José da Boa Vista, em terras pertencentes a Tomazina, no local onde seria o trajeto do Ramal do Paranapanema.

Com a projeção de bons negócios de Joaquim Miranda, logo o povoado atraiu mais famílias, ainda mais com a construção da estação de trem, em 1918, e a posterior operação da linha Ramal do Paranapanema, logo na sequencia, ligando Jaguariaíva ao Estado de São Paulo.

Se tornando sede do escritório regional da linha férrea e recebendo grande quantidade de ferroviários, não demorou para o povoado ver a chegada de muitas famílias com o intuito de realizar investimentos comerciais.

Destaque, neste sentido, para imigrantes de origem árabe, que constituíram grande parte dos comércios locais e ainda hoje têm heranças de grande importância para o desenvolvimento local. Importância grande ainda para a chegada de europeus (como ucranianos e poloneses) e japoneses, fundamentais para o desenvolvimento da agricultura.

O primeiro novo do povoado foi Novo Horizonte, substituído por Brazópolis, em homenagem ao ex-presidente Venceslau Brás, e posteriormente, alterado para Wenceslau Braz – embora a grafia diferente do político ainda hoje seja um mistério.

Com o crescimento do povoado, já em 1920 o local foi elevado a categoria de Distrito Judiciário, enquanto em 1935 se tornava município emancipado, sendo dono de um crescimento regional exponencial nas primeiras décadas de existência.

Hoje Wenceslau Braz é sede da comarca que abrange, além do próprio município, os vizinhos São José da Boa Vista e Santana do Itararé, sendo ainda importante referência regional nos quesitos estudantil e agropecuário.

De acordo com a última projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem hoje 19,3 mil habitantes, após seguidas quedas na população a partir de 1980, quando chegou a ter mais de 25 mil moradores.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios