Wenceslau Braz

W. Braz tem pior índice na transparência da vacinação em todo Paraná, aponta TCE

Município tem 5% de transparência na vacinação contra Covid-19, de acordo com ranking do Tribunal de Contas 

Da Redação 

Prefeitura de Wenceslau Braz peca na transparência a respeito da vacinação contra a Covid-19

Wenceslau Braz tem a pior avaliação entre todos os 399 municípios paranaenses no tocante a transparência da vacinação contra a Covid-19, segundo análise do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) feita junto às prefeituras.

Em ranking divulgado recentemente pelo TCE, Wenceslau Braz ficou na 399ª colocação ao obter a avaliação de 5% de transparência, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos para a análise.

Para chegar ao índice de cada prefeitura, o TCE enviou um formulário online com 11 questões a serem respondidas – e comprovadas – por funcionários das próprias prefeituras.

Com exigência de explicações e pesos diferentes em cada questão, segundo o TCE a prefeitura de Wenceslau Braz tem a publicação em seu site e Diário Oficial de apenas 5% das informações mais importantes referentes a vacinação contra a Covid-19.

O ranking final, inclusive com detalhes dos critérios técnicos utilizados pelo TCE, pode ser encontrado no site do Tribunal de Contas do Paraná. 

BEM COLOCADOS

Outros municípios da região, porém, tiveram excelente desempenho na avaliação de transparência do TCE, casos de Guapirama e Jaboti, que tiveram índice de 100% de transparência do processo de imunização contra a Covid-19.

Joaquim Távora (95% de transparência), Andirá (85%), Jundiaí do Sul (85%), Salto do Itararé (80%), São José da Boa Vista (80%) e Santana do Itararé (80%) também tiveram boas avaliações entre as prefeituras da região. 

GERAL

Apesar de muitos municípios paranaenses estarem dando ampla publicidade às ações necessárias para imunizar a população contra o novo coronavírus, ainda há bastante espaço para melhorar a transparência sobre o tema na maioria das prefeituras. Esta é a principal conclusão de levantamento sobre o tema feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná entre março e maio deste ano por meio da aplicação de uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).

Conforme apontado no relatório final da pesquisa, a média do atendimento aos critérios do questionário ficou em 54,2%, com 214 prefeituras atingindo notas superiores a este percentual. Destas, 120 – ou 30% do total – superaram o índice de 80%; 84, o de 90%; e 36 cumpriram integralmente todos os itens do levantamento, situação que também foi verificada no governo estadual – o qual foi avaliado por meio de uma ação específica da Terceira Inspetoria de Controle Externo (3ª ICE) do Tribunal. 

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios