Destaques

Criminosos criam o golpe do QR Code; veja como funciona

Com o avanço do uso dos QR Codes, os golpistas encontraram uma maneira de roubar dinheiro e dados bancários de uma forma muito simples. Veja!

Por Bruna Machado

Capitalist

Criminosos estão sempre buscando novas formas de dar golpes na internet, e com o avanço do uso dos QR Codes, eles encontraram uma maneira de roubar dinheiro e dados bancários de uma forma muito simples.

Assim como temos que tomar cuidado com os links que encontramos na internet, os QR Codes precisam de muita a tenção, pois é um link rápido, lido através da câmera do celular. Em casos de golpe, essa rapidez dificulta para o usuário identificar que se trata de um link malicioso.

Por isso é muito importante ter cuidado com QR Codes em locais públicos, pois qualquer pessoa pode adulterar o link presente ali. E é preciso ficar atento até aos links disponibilizados em estabelecimentos comerciais, pois um adesivo sobrepondo a tela pode direcionar o valor pago para outra conta.

Já para códigos online, os criminosos desenvolveram programas que acabam infectando dispositivos e trocando os códigos verdadeiros, por códigos maliciosos que acabam roubando dados ou transferindo valores para contas falsas.

Além disso, quando o QR Code verdadeiro direciona a um site conhecido, os golpistas costumam criar sites muito parecidos com os originais, o que confunde ainda mais as vítimas.

O diretor de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini, deu uma dica muito importante para que os usuários de QR Code consigam detectar um golpe: “Por exemplo, caso a URL tenha sido encurtada, é um sinal de alerta, visto que com este tipo de código, não há razão convincente para encurtamento”

Por isso, tome cuidado com os códigos que você acessa por aí. Sempre preste atenção no link para o qual você foi direcionado, e se desconfiar de algo, saia da página imediatamente.

Botão Voltar ao topo