Uenp fortalece programa de saúde da mulher em Jacarezinho

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 20, a importância da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) no fortalecimento dos programas de saúde no Norte Pioneiro. Para o deputado, além da contribuição para a saúde bucal de 22 municípios da região, a Uenp também promove atendimento de fisioterapia exclusivo às mulheres em Jacarezinho, sede da reitoria da Universidade.

“A Uenp tem papel fundamental e estratégico na promoção do desenvolvimento econômico e social do Norte Pioneiro. Um exemplo são as clínicas de Odontologia e Fisioterapia, que ajudam no atendimento de centenas de pacientes de toda a região, diminuindo a fila de espera para tratamentos”, enfatiza .

Em Jacarezinho, parceria entre a Uenp e a prefeitura permite atendimento ágil e de qualidade a mulheres que necessitam de sessões de fisioterapia. Estudantes do quarto ano do curso de fisioterapia prestam atendimento gratuito nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), quando participam de estágio supervisionado, uma das etapas finais antes da formação acadêmica.

Atendimentos – Segundo a professora Laís Campos de Oliveira, as sessões acontecem duas vezes na semana, às terças e quintas, até a paciente receber alta. “Nós atendemos tudo relacionado à mulher. Às vezes a paciente procura a UBS para ser atendida”, explica.

“São atendidos casos como escapes de urina, quadro recorrente de infecção urinária, dor ao sentar ou colocar absorvente interno ou coletor menstrual e para ter relação sexual, grávidas que desejam se preparar melhor para o parto normal ou cesária ou que estão com dores no corpo ou apresentam edemas”, completa.

O atendimento também é estendido às mulheres que ganharam bebê e estejam com dores ou tenham ficado com diástase ou, ainda, que desejam receber orientação quanto aos cuidados do bebê e amamentação ou realizaram algum procedimento cirúrgico para retirada de câncer/tumor de mama, útero, ovários, intestino ou bexiga, dentre outros problemas de Saúde.

O serviço gratuito está disponível nas UBSs da Vila São Pedro e do bairro Aeroporto, sempre no horário das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito pessoalmente ou pelo WhatsApp (43) 99613-7944.

Sair da versão mobile