CapaPolítica

TRE caça chapa completa
do PSD de Japira por fraude

Hariel Vieira Fogaça, vereador mais votado do município, perde o mandato

Da Redação

O TRE-PR – Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, cassou nesta segunda-feira (02), em julgamento na sede da Corte em Curitiba, a chapa completa do Partido Social Democrático (PSD) que disputou o pleito de 2020 para a Câmara de Vereadores do Município de Japira, Norte Pioneiro.

Com a cassação da chapa completa, o vereador Hariel Vieira Fogaça, o mais votado do município com 260 votos, teve o mandato cassado por fraude eleitoral. Todos os votos atribuídos à chapa do PSD serão anulados e nova contagem da votação proporcional definirá o nome que vai substituir o cassado.

A história vem se repetindo em várias regiões do Estado com fraudes cometidas por dirigentes partidários ao lanças candidaturas figurativas de mulheres para preencher chapas. Fato semelhante ocorreu em Quatiguá, onde também ocorreu cassação de chapa completa de vereadores.

Vereador Hariel Vieira Fogaça, o mais votado e com mandato cassado

Segundo o relator do processo, Thiago Paiva dos Santos, o PSD cometeu fraude eleitoral com relação à cota de gênero. Isso se deu após o registro de candidaturas do partido ter sido impugnada em 2020, durante o pleito eleitoral, quando faltou atingir os 30% do gênero feminino para a completação da chapa.

Após impugnação a presidente do partido Dayse Elaine Santos Camargo colocou sua filha, Thaís Maria, para completar a chapa, mas a então candidato não obteve um voto sequer e a mesma zerou na apuração, porque ela não fez campanha, ficando caracterizado candidatura fictícia, se configurando em fraude eleitoral, como explica o relator do processo.

Com a chapa cassada ficou automaticamente cassado o vereador eleito e mais votado no município com 260 votos Hariel Vieira Fogaça. O município de Japira deverá ter novo ou novos vereadores. Com essa cassação os votos conquistados pela chapa cassada ficaram nulos gerando nova recontagem podendo assim mudar os rumos do legislativo do município de Japira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!