CulturaEventos

Sicredi Norte Sul realiza lançamento de Livro sobre sua trajetória

Obra faz parte das comemorações da cooperativa pelos seus 35 anos de história

Da Assessoria


Nesta terça-feira, 04 de maio, a Sicredi Norte Sul realizou o lançamento oficial do Livro “Uma Jornada de Superação”, que conta a história da cooperativa desde sua fundação até os tempos atuais.  A obra faz parte das celebrações dos 35 anos da instituição que atua no norte do Paraná e Sul de São Paulo e conta com depoimentos e lembranças de sócios fundadores, colaboradores, ex-colaboradores e associados da instituição. O lançamento foi realizado em formato digital, através de uma Live no canal da cooperativa no Youtube devido à situação de pandemia do COVID-19.

Escrito pelo jornalista e comunicador Eloi Zanetti, o livro traz uma contextualização de fatos políticos e cooperativistas que acarretaram na fundação da Sicredi Norte Sul, primeiramente chamada de Credicana, depois AgroParaná, até chegar ao seu nome atual. Personagens importantes no processo da cooperativa relembram fatos marcantes e dividem as páginas com jovens associados dos tempos atuais. Passado, presente e futuro se unem para contar a trajetória da Norte Sul em “Uma Jornada de Superação”. Fotos antigas e documentos como atas de fundação dão um toque especial às páginas da obra, a cada página uma surpresa com cores e informações.

O livro foi escrito no período entre 2019 e 2020. Primeiramente foi realizado um trabalho de coleta, organização e transcrição de textos, fotos e lembranças. “ A escrita do livro foi uma participação de descobertas importantes. Percebi um grande senso de pertencimento nos colaboradores da Sicredi Norte Sul”, comenta Zanetti. Ele acrescenta: “ A história da Norte Sul é um história de muita inteligência, parcerias e audácia.”

Paulo José Buso Júnior, presidente da Sicredi Norte e um dos idealizadores do projeto fala da importância e satisfação em ter todos esses fatos e memórias registrados em um livro: “Ninguém tinha ideia de onde a cooperativa poderia chegar. Trabalhávamos por um ideal em comum, mas nunca poderíamos projetar estar no patamar que chegamos hoje. Todo esse processo contou com o apoio e dedicação de muitas pessoas durante esses 35 anos e agora estão homenageados em um livro. Temos experiências de vida muito ricas compartilhadas. Ele finaliza: “Com o passar do tempo algumas memórias e detalhes se perdem. Agora teremos tudo registrado para sempre na literatura.”

O Diretor Executivo Antônio Carlos Daineze fala da evolução da cooperativa ao longo de todos esses anos: “Quando começamos trabalhávamos em uma sala que mal cabia uma pessoa. Aos poucos e com muito trabalho fomos conquistando a confiança da comunidade. Hoje a cooperativa tem mais de 46 mil associados. É uma responsabilidade imensa. E completa: “Já não somos mais o banquinho da esquina, como nos chamavam no começo.  Vemos que, de fato, temos nosso lugar nas comunidades onde atuamos.”

O livro está disponível gratuitamente para todos associados e comunidade em formato digital.

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios