Economia

S. A. Platina – Cidade vive momento histórico na geração de empregos

Município ocupa na primeira colocação em levantamento regional

Antônio Marcos Souza, diretor municipal de Indústria e Comércio de Santo Antônio da Platina

Gladys Santoro – Tá no Site

Nos primeiros dois meses de 2022 (janeiro e fevereiro), Santo Antônio da Platina/PR já atingiu uma média histórica na geração de empregos. Em 2021, foram 757 postos de trabalho ocupados. Este ano, apenas no primeiro bimestre já foram gerados 305 empregos com carteira assinada. Ou seja, quase metade de todo o ano passado. A marca coloca o município na primeira colocação da regional de Ibaiti. Em janeiro foram ocupadas 70 vagas e em fevereiro 235.

As áreas que mais empregaram em 2022 são as mesmas de 2021: Construção, Serviços, Industria e Comércio. Na colocação geral do Estado em 2021, Santo Antônio da Platina ficou em 27º lugar entre todos os municípios paranaenses.

Segundo o diretor municipal de Indústria e Comercio, Antônio Marcos Souza, essa posição é histórica. Ele atribuiu o sucesso aos constantes cursos de qualificação profissional que são oferecidos aos desempregados, a confiança dos empresários na economia da cidade e aos investimentos do governo estadual nesse sentido. “Passamos por uma pandemia e essa recuperação é realmente surpreendente. Importante salientar, que tudo isso é possível graças ao empenho e confiança do prefeito Zezão em toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, disse.

Uns dos cursos que estão sendo oferecidos à população, por meio da Carreta do Conhecimento 2022, é o de Mecânica Automotiva, que começa em agosto. Além da Carreta, tem o curso de preenchimento de currículo e apresentação nas entrevistas. “Parece que isso não é importante, mas é um engano pensar assim. Um currículo mal feito pode ser descartado logo de cara, e se a pessoa, mesmo inexperiente, mostrar boa vontade de aprender e boa comunicação na entrevista pode ganhar uma oportunidade nesse momento”, pondera o diretor de Industria e Comercio.

Carreta do Conhecimento
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico receberá o programa da Carreta do Conhecimento 2022, por meio de uma parceria do Governo do Estado, Fundação Volkswagen e Senai.
O curso de Mecânica Automotiva será realizado do dia 23 de agosto a 20 de setembro deste ano. As inscrições serão realizadas na Agência do Trabalhador e serão destinadas às pessoas com idade a partir dos 18 anos, ensino fundamental completo e conhecimento de informática básica.

Vagas sobrando
A falta de qualificação profissional pode ser um obstáculo para o preenchimento de vagas ofertadas. Hoje, a Agência do Trabalhador de Santo Antônio da Platina tem cerca de 40 vagas em aberto aguardando os candidatos capacitados para ocupá-las. “Muitas vezes o empregador pede experiência na área e isso pode ser problemático. Por isso a importância da capacitação. O candidato pode não ter experiência, mas terá o conhecimento. Já é uma oportunidade”, disse o diretor municipal de Indústria e Comércio, Antônio Marcos Souza, o Marcão. “Além da questão econômica das famílias, pensamos muito na dignidade do ser humano. Nada deixa uma pessoa mais feliz do que poder sustentar os filhos dignamente”, conclui.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!