DestaquesSaúde

Romanelli alerta idosos: somente vacinação vence a covid

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 18, que o avanço da vacinação aponta para o controle da pandemia no Paraná. “Infelizmente tivemos um número muito grande de vítimas da doença. Mas a vacina salvou e salva muitas vidas”, disse Romanelli na abertura do IV Encontro Estadual da Pessoa Idosa em Cornélio Procópio.

Romanelli destaca ainda o trabalho dos profissionais da saúde para superar a crise sanitária, mas avisa: “a pandemia não acabou. É preciso tomar todos os cuidados necessários para evitar que ela se alastre novamente”,  completou.

O encontro, que segue até quarta-feira, 20, tem como tema central a “Saúde Física e Mental – Desafios Pós-pandemia”. “Vamos garantir qualidade de vida do idoso através de  diversas atividades, entre elas, palestras, apresentações artísticas e esporte”, disse o prefeito Amin Hannouche (PSD),

Ações – Desde 2017, a prefeitura da cidade desenvolve ações que garantam maior participação dos idosos em atividades físicas e de lazer. Amin e a vice-prefeita Angélica Olchaneski (PSB), secretária municipal de Saúde, reforçam que o encontro é mais uma oportunidade para a troca de experiências em serviços que atendem os idosos, principalmente na área de saúde.

“A meta é trabalhar para melhorar a qualidade e promover a saúde integral, física e mental dos idosos”, diz a vice-prefeita. Há oito anos, afirma Angélica, a prefeitura criou um grupo com atuação em vários locais, com atividades estendidas às UBS (Unidades Básicas de Saúde).

“Os participantes têm acesso a atividades multifuncionais com profissionais das áreas de fisioterapia, nutricção e educação física. Cada uma dessas equipes desenvolve trabalhos específicos e também orientam os profissionais de saúde  para um atendimento amplo, funcional e resolutivo”, completa a vice-prefeita.

Condomínio — Romanelli lembra que Cornélio Procópio vai receber um Condomínio do Idoso que está em fase final de construção com 40 casas. “Eu e o prefeito Amin Hannouche lutamos muito por essa obra, que vai atender pessoas a partir de 60 anos, com renda mensal de um a seis salários mínimos e que não tenham casa própria”.

O condomínio está em construção atrás do conjunto João Rocha. O espaço contará amplas áreas de convivência, onde os moradores terão acesso a práticas de lazer, atendimentos à saúde e assistência social, além de atividades físicas e sociais.

Uma equipe de profissionais também vai atender aos moradores do Condomínio que terá um assistente social,  um educador físico no mínimo e um técnico de enfermagem.  A previsão é de que as obras terminem ainda no primeiro semestre deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!