Tecnologia

Recurso inovador do WhatsApp começa a ser liberado para os usuários

Recentemente, o WhatsApp anunciou que sua versão beta começará a operar sem a necessidade de um celular. Novidade deve abalar a concorrência dos mensageiros para celular e outros dispositivos.


Edital Concursos Brasil

Recentemente, o WhatsApp anunciou que sua versão beta começará a operar sem a necessidade de um celular. A modificação vem sendo pedida insistentemente por diversos usuários. Portanto, não será necessário um celular conectado para manter o programa ligado na versão Web, no macOS ou Windows.

Vale destacar que a modificação foi liberada apenas para a versão beta, como mencionado acima. Isso quer dizer que apenas as versões de teste do aplicativo poderão utilizar a nova função. Entretanto, diversos usuários já estão com a ferramenta liberada para teste.

A mudança é de bastante importância. Isso porque o app utiliza celulares para ficar “hospedado”. É a partir desses aparelhos que as informações são protegidas e criptografadas.

Agora, outros equipamentos poderão ser utilizados para rodarem o aplicativo. Uma das partes mais interessantes disso, é que todos dispositivos estarão sincronizados.

Isso ocorre, claro, desde que seja uma mesma conta que esteja conectada a eles. Vale destacar que ainda não é possível ter duas contas em um mesmo aparelho. A não ser que uma delas seja business. Mas com a novidade, fica mais fácil ver essa implementação no futuro.

Como fica a segurança do usuário?

Pensando na segurança do usuário a empresa já informou que trabalha para não afetar o sigilo das informações. O WhatsApp trabalha na construção de uma nova arquitetura multidispositivos.

Atualmente, quando o WhatsApp Web é aberto, por exemplo, o programa é espelhado no navegador. Assim, ele funciona apenas como um reprodutor do aplicativo que está funcionando no smartphone. Por isso, existe uma única chave criptografada no celular que dá acesso aos demais dispositivos.

A empresa diz que isso facilita a entrega de uma experiência perfeitamente sincronizada sem comprometer a segurança. Contudo, existem os pontos negativos.

Como no exemplo citado o WhatsApp Web apenas reproduz o aplicativo, o usuário pode enfrentar lentidão. Além disso, qualquer falha no smartphone repercute no segundo dispositivo de conexão.

Por esse motivo o WhatsApp lança a nova funcionalidade. Agora, cada dispositivo terá sua própria identificação a partir dos testes na versão beta.

Segundo a empresa, a segurança será mantida, já que todas as identidades estarão em um mesmo usuário. As pessoas poderão saber para quais dispositivos estão enviando as mensagens.

Fora isso, existe a “Verificação Automática de Dispositivos”. Esse recurso facilita a utilização do novo sistema. Só serão exigidas novas verificações em casos de registros de contas novas.

Ainda que o novo sistema já esteja disponível para testes, o WhatsApp Web continuará ativo. A empresa informou que será possível acessar outros dispositivos por escaneamento de QR Code.

De acordo com as primeiras informações, cada usuário poderá se conectar a até quatro dispositivos. Agora é aguardar que as atualizações cheguem para todos os usuários de modo definitivo.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios