Economia

Recorde: Toyota Mirai percorre 1.360 km sem precisar reabastecer

Confira detalhes sobre o carro mais econômicos do mundo, registrado pelo Guiness. Veículo vendido nos EUA funciona com base em energia limpa.

PorGabriela Stahler

O Toyota Mirai acabou de quebrar o recorde mundial de distância percorrida com um tanque de combustível. O veículo da marca japonesa utiliza energia limpa como propulsão. Ele é movido a hidrogênio e conseguiu rodar mais de 1.3 mil quilômetros com apenas um tanque.

Recorde

A Toyota levou cerca de 5 minutos para completar o tanque do Mirai. Depois disso, o veículo percorreu, precisamente, 1.359,9 quilômetros usando apenas hidrogênio. O feito rendeu uma seção dentro do Guiness World Records (O Livro dos Recordes).

”A tentativa de recorde foi monitorada de perto pelos auditores do Guinness e cumpriu as regras rígidas e procedimentos de documentação. Em sua jornada com foco na eficiência, cumprida de 23 e 24 de agosto de 2021, o Mirai registrou impressionantes 64 km/l, com água como única emissão”. Foi isso o que afirmou em nota o juiz do Guiness, Michael Empric.

Para atingir o recorde mundial, o Toyota Mirai foi guiado por dois pilotos profissionais. Wayne Gerdes foi o piloto principal e Bob Winger figurou como copiloto.

A dupla, é claro, recebeu treinamento para conseguir otimizar ao máximo o consumo do Mirai. O modo de pilotagem supereconômica se chama hipermilhagem e foi utilizado neste caso. A viagem foi realizada nos Estados Unidos da América (EUA), entre os dias 23 e 24 de agosto.

Energia limpa

O carro da Toyota é um exemplo de tecnologias que devem se espalhar por todo o mundo. Mais do que isso, assim como os motores elétricos, o motor a hidrogênio substituirá a tradicional gasolina. Além de eficientes, esses motores emitem zero gás carbônico e poluentes.

O motor a hidrogênio, por exemplo, gera água para a atmosfera. O sedã registrou um consumo de 5,65 kg de hidrogênio para percorrer os mais de 1.3 mil km. Nos EUA, o Toyota Mirai tem preço inicial de US$ 49.500, cerca de R$ 273 mil.

”Estamos orgulhosos de sermos líderes nesta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio”. Foi o que disse, em nota, Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios