Capa

Racismo em Jogos Escolares vira caso de polícia em W. Braz

Ataque racial contra adolescente gerou revolta no município

Da Redação

Um ataque racial contra um adolescente durante a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná durante esta semana virou caso de polícia em Wenceslau Braz, além de causar enorme polêmica no município.
O caso aconteceu durante a final da competição de futsal masculina em um jogo envolvendo o Colégio São Tomaz de Aquino, instituição de ensino privada, e o Colégio Estadual Dr. Sebastião Paraná.
De acordo com a súmula dos árbitros da partida, faltando pouco mais de sete minutos para o fim do segundo tempo uma aluna que estava na torcida do Colégio São Tomaz de Aquino teria feito ataques racistas contra jogador da equipe adversária.
O alvo dos ataques de imediato se manifestou e, revoltados, os outros jogadores da equipe deixaram a quadra do ginásio de esportes, o que levou os árbitros a terminarem o jogo e relatarem a situação na súmula.
Ainda no dia do ato de racismo foi feito um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Wenceslau Braz, que investiga o caso.

POLÊMICA E REVOLTA
Não demorou para a situação repercutir nas redes sociais, com inúmeras mensagens de apoio ao adolescente que sofreu o ataque e manifestações de revolta por mais um caso explícito de racismo.
Ambas as instituições de ensino envolvidas no jogo onde houve a injúria racial emitiram comunicados oficiais lamentando o ato e condenando qualquer tipo de discriminação racial ou de qualquer gênero.
No caso do Colégio São Tomaz de Aquino, escola onde a suposta autora do ataque estuda, o comunicado afirma que foi realizado um conselho pedagógico no dia seguinte ao ocorrido e que todas as decisões tomadas serão acompanhadas pelo Núcleo Regional de Educação e Vara da Criança e do Adolescente – entretanto, tais eventuais medidas serão mantidas em sigilo.
O Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz acompanha o caso, mas ainda não se posicionou publicamente por alegar que o caso aconteceu em uma fase municipal da competição, que é de responsabilidade da prefeitura.
Já a prefeitura de Wenceslau Braz, até o fechamento desta matéria, não havia se manifestado sobre o caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!