Quem mora sozinho pode se inscrever no CadÚnico? Descubra agora

CadÚnico é um sistema de informações utilizado pelo governo para selecionar os beneficiários de programas sociais.

Capitalist

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um sistema que reúne informações sobre as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que vivem no país. Por meio da plataforma, os governos das três esferas conseguem selecionar os beneficiários de programas sociais.

Dezenas de programas utilizam a base de dados do CadÚnico na hora de escolher quem vai receber um benefício social. O sistema atualmente é essencial para garantir mais dignidade à população em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: 5ª parcela do auxílio emergencial já tem data para ser liberada? Descubra aqui

Moro sozinho, posso me cadastrar?

Para se inscrever, é necessário se enquadrar em alguns critérios. Não é exigido, entretanto, um número específico de integrantes no núcleo familiar. Sendo assim, pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar, desde que se enquadrem em uma das situações abaixo:

Como se cadastrar

Se você ou sua família cumprem os requisitos exigidos, basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento mais próximo de sua residência. Em alguns casos, é necessário agendar o atendimento.

O responsável pelo cadastramento deve deve idade mínima de 16 anos, ter CPF ou título eleitor (dispensável para famílias indígenas ou quilombolas) e ser, preferencialmente, mulher. Além disso, é preciso apresentar pelo menos um documento de cada integrante da família.

Após a entrevista e demais etapas do cadastramento, o cidadão recebe um Número de Identificação Social (NIS) para permitir a inscrição em programas sociais. É importante manter os dados atualizados sempre que houver alguma mudança na situação da família.

Sair da versão mobile