Geral

Quando será pago o abono PIS/Pasep de 2021? Veja o que se sabe

Pagamento do abono PIS/Pasep do ano-base de 2021 ainda não foi realizado pelo governo. Entenda a situação.

Por Carlos Rocha

Em 2022, o governo federal pagou o abono PIS/Pasep relativo ao ano-base de 2020. O dinheiro já está disponível para todos os trabalhadores que cumprem os requisitos mínimos. Por isso, as atenções agora se voltam para o próximo repasse. Veja o que se sabe sobre o abono do PIS/Pasep do ano-base de 2021.

Lembrando que o abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo para os trabalhadores que atuaram no ano-base do benefício. O PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, sendo repassado a quem trabalha na iniciativa privada com carteira assinada. Já os servidores públicos recebem o Pasep por meio do Banco do Brasil.

Antes da pandemia, o governo federal realizava os pagamentos do abono PIS/Pasep sempre no ano seguinte ao do período trabalhado. Exemplo: o ano-base de 2017 foi pago em 2018, o ano-base de 2018 foi depositado em 2019. Entretanto, em 2021 não houve o pagamento do ano-base de 2020.

De acordo com o governo, a pandemia pesou as contas públicas e verbas tiveram que ser redistribuídas. Entre elas, estava o dinheiro do abono PIS/Pasep, que foi parar em programas como o BEm.

Por isso, somente em 2022, houve o depósito do abono PIS/Pasep de 2020. Sendo assim, há um atraso de pelo menos um ciclo de pagamento. Anteriormente, havia a expectativa de dois abonos serem pagos no mesmo ano.

Como o Orçamento de 2022 já foi determinado, não há espaço para alterações significativas. Ou seja, é improvável que haja o anúncio do repasse do ano-base de 2021. Tudo indica que ele só ocorrerá em 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!